PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Em parceria com o Canadá, Uece realiza pesquisa para controle da dengue e pede engajamento da população

Até o dia 15 deste mês, 327 coletas já foram realizadas em bairros como Demócrito Rocha, Bela Vista e Henrique Jorge. São necessárias mais de cinco mil

13:49 | 17/01/2020
68 áreas da Capital foram selecionadas para coleta de dados da pesquisa
68 áreas da Capital foram selecionadas para coleta de dados da pesquisa (Foto: Gustavo Simão)

Pesquisa voltada ao controle da dengue está sendo desenvolvida pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) em parceria com a Universidade de Montreal, no Canadá. Um total de 68 áreas da Capital foram selecionadas para coleta de dados, nas quais os pesquisadores visitam domicílios que tenham crianças de 2 a 12 anos. Bairros como Demócrito Rocha, Bela Vista, Henrique Jorge, Rodolfo Teófilo e outros já receberam a visita das equipes.

Com início em novembro de 2019, 327 coletas foram feitas até o dia 15 deste mês. São necessárias mais de cinco mil. O coordenador da pesquisa no Brasil e professor da Uece, Andrea Caprara, ressalta a relevância do projeto, que conta com participação voluntária das famílias. “É extremamente importante para entender a soroprevalência da dengue na cidade de Fortaleza”, explica o especialista.

A Uece pede o engajamento da população para que a pesquisa seja concretizada, oferecendo, posteriormente, possíveis benefícios no controle da doença causada pelo Aedes aegypti.

O projeto é financiado pelo Governo Federal Canadense, por meio do Instituto Canadense de Pesquisa e Saúde, e coordenado pelo Instituto de Pesquisa em Saúde Pública, da Universidade de Montreal. A pesquisa no Brasil conta ainda com o apoio da Prefeitura de Fortaleza.

A partir dos resultados, algumas medidas serão tomadas no município. Entre elas, poderão ser promovidas campanhas de limpeza; intervenções para atividades de redução de criadouros de mosquitos; colaboração com serviços comunitários e municipais para melhorar coleta de lixo e cobrir lixeiras; visitas escolares; manifestações artísticas ou competições esportivas, dentre outras.