PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Durante colação de grau, estudantes e sindicato de professores protestam contra reitor da UFC; veja vídeo

Cândido assumiu como reitor em agosto de 2019; candidato foi o menos votado na lista tríplice

20:07 | 14/01/2020
Estudantes protestaram durante colação de grau
Estudantes protestaram durante colação de grau (Foto: Reprodução/ Bemfica de Oliva)

Na noite desta terça-feira, 14, estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e movimentos sociais protestaram contra Cândido Albuquerque, atual reitor da instituição de ensino. O ato aconteceu durante a colação de grau dos concludentes do semestre passado, 2019.2.

Em vídeos enviados ao O POVO, é possível observar que grupos de estudantes e de professores subiram no palco da Concha Acústica da UFC sob os gritos de "Fora interventor", referindo-se a eleição de Cândido. Em seguida, seguranças patrimoniais retiram os militantes do local, que saem aplaudidos pela plateia que presenciava a colação de grau.

Dentre os movimentos sociais presentes no ato, estavam estudantes do Diretório Central dos Estudantes da UFC (DCE) e membros da Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal do Ceará (APG) e membros do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc).

Em nota, a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC se pronunciou sobre o fato:

"A UFC formará 1.875 profissionais neste semestre. Uma valiosa conquista dos nossos estudantes, da comunidade acadêmica e de toda sociedade cearense que merece comemoração. Qualquer ato que coloque em risco a execução da cerimônia de colação de grau, comprometendo seus ritos históricos, simbólicos e legais, também macula o direito dos estudantes, de suas famílias e de todos os convidados de vivenciar esse evento social ímpar e memorável em sua plenitude. A Universidade Federal do Ceará, ciente de seu compromisso social e da importância regimental do evento para efetivação da graduação de seus estudantes, assegura que a programação de colação de grau será mantida e alerta que é absolutamente inaceitável que algumas pessoas e movimentos sindicais atuem — individual ou coletivamente — contra a garantia da colação de grau das alunas e alunos da UFC".


Grupos de movimentos sociais protestaram na noite desta terça-feira, 14, na Concha Acústica da UFC
Grupos de movimentos sociais protestaram na noite desta terça-feira, 14, na Concha Acústica da UFC (Foto: Reprodução)

Confira o vídeo do protesto contra Cândido:

Cândido Alburquerque foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto de 2019 com o cargo de reitor da UFC. Ele foi o candidato com o menor número de votos na consulta pública da universidade.