Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Veja como devem ficar as praças Cidade da Criança e Sagrado Coração de Jesus após reformas

Locais devem receber novo visual com melhorias na calçada, criação de ilhas pedagógicas e corredor cultural, arborização e construção de novo terminal aberto de ônibus. Projeto segue para licitação pública

Locais visitados por milhares de fortalezenses todos os dias, as praças Cidade da Criança e Sagrado Coração de Jesus ganharão novo visual nos próximos meses. Instaladas no Centro da capital cearense, devem receber intervenções urbanas resultado de concurso de ideias lançado pela Prefeitura de Fortaleza. Projeto segue para licitação e obras estão marcadas para começar em abril, com duração de 12 meses.

Entre as principais mudanças está a melhoria das condições de trafegabilidade tanto das próprias praças como das vias do seu entorno. No piso em ambos os locais estão previstas obras de terraplanagem e de pavimentação em paralelepípedo e em pedras de concreto com intuito de buscar benefícios de natureza econômica, social e sanitária, como: conservação das pistas e passeios; preservação do trânsito de veículos e pedestres; e ausência de empoçamento.

“A fluidez no trânsito de veículos, ônibus e de pedestres será prioridade nesse projeto, com a requalificação das vias beneficiadas e a requalificação dos passeios”, justifica a Prefeitura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O visual das praças também será totalmente modificado graças aos restauros dos bens públicos tombados pelo patrimônio histórico. São eles: muros, grades, vasos, edificações existentes, portais, estátuas, balaustrados, entre outros itens. Criação de corredor cultural, implantação de nova arborização e construção do novo Terminal de Ônibus Sólon Pinheiro estão incluídos no planejamento.

Maquete eletrônica disponibilizada pela Prefeitura mostra como deve ficar esses espaços, pontos de bastante movimentação devido ao comércio ao redor, mas também por possuir igreja, o que atrai muitos fiéis durante a semana e em datas de comemoração religiosa para missas especiais.

Intervenções

Além das intervenções citadas acima, as praças receberão novo mobiliário urbano; Memorial da liberdade; Casa de apoio ao visitante; Ilhas pedagógicas: musical, lógica, espacial, linguística, interpessoal, intrapessoal e motora; Bicicletário; cafeterias e restaurante; instalação de esculturas de Apolo e Netuno; fitorremediação (purificação por meio do uso de plantas) do lago; e nova iluminação.

Licitação pública

Para tirar os planos do papel, por meio da Central de Licitação (CLFOR), a Prefeitura está realizando processo licitatório para escolher a empresa que, dentro das condições necessárias, oferecer o menor preço para a execução do projeto. Até 19 de fevereiro, interessados devem fazer suas propostas. Leia edital completo clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar