PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Cadela perdida no bairro José Walter é achada graças a programa de inteligência artificial da SSPDS

Mel pulou do veículo do tutor em um semáforo e foi encontrada com apoio do Spia, o Sistema Policial Indicativo de Abordagem

Gabriela Feitosa
14:13 | 03/01/2020
O dono de Mel mostrou bastante satisfação após reencontrar a amiga
O dono de Mel mostrou bastante satisfação após reencontrar a amiga (Foto: Divulgação)

Os policiais civis do 5° Distrito Policial (DP) se depararam com uma situação atípica na última quinta-feira, 2. Após diligências, uma cadela da raça Golden Retriever, que estava desaparecida, foi encontrada pelos profissionais de segurança e devolvida ao dono, em Fortaleza. A história teve um final feliz após um trabalho que teve o apoio da inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia).

Tudo começou quando a Mel, como é chamada, pulou do veículo de seu tutor em um semáforo, no bairro Prefeito José Walter. Na ocasião, a Golden Retriever estava a caminho do veterinário. Na tentativa de encontrar Mel, o homem refez o percurso, mas não conseguiu localizar a cadela.

No entanto, ele recebeu informações de populares de que a Mel havia sido levada por uma pessoa em um veículo de modelo Tucson. Com essa informação, ele procurou o 5° Distrito Policial (DP), na Parangaba, para pedir ajuda aos policiais civis, que inseriram as informações no Spia e passaram a investigar no intuito de localizar a cadela.

“Ele chegou à delegacia, por volta de 11 horas, desesperado. Com as informações que foram repassadas, nós conseguimos localizar por meio do Spia o veículo e a pessoa, que resgatou o animal que estava perdido, na rua, em uma ação de boa-fé. Inclusive, a cadela já havia sido levada ao veterinário e a pessoa já tinha anunciado nas redes sociais, com o objetivo de encontrar os donos. No entanto, não tivemos acesso a essa divulgação. Pensávamos, inicialmente, até que se tratasse de um furto. Mas tudo ficou esclarecido”, explicou o inspetor do 5° DP, Joel Chaves.

O policial civil disse ainda que o veículo da mulher, que resgatou a Mel, foi localizado na Barra do Ceará. Com isso, a dócil Golden Retriever foi levada pelos policiais civis e devolvida ao seu tutor. “Eu nunca me senti tão honrado como brasileiro, pelo poder público, como eu me senti ontem. Se eu tivesse todo o dinheiro do mundo, não pagaria o que eles (policiais civis) fizeram. Isso em razão do empenho, a força de vontade, a dedicação e o respeito com que a Polícia Civil, por meio do 5° DP, teve conosco. Eu não tenho palavra para descrever o que eles fizeram”, elogiou Carlos Bessa, tutor da Mel.