Matrículas da Rede Municipal de Ensino começam nesta quinta com 20 mil vagas disponíveis

O cronograma oficial vai até dia 8 de janeiro, mas famílias que não conseguirem comparecer podem procurar as escolas a qualquer momento
Autor Nathally Kimberly e Gabriela Feitosa/ Especial para O POVO
Foto do autor
Nathally Kimberly e Gabriela Feitosa/ Especial para O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pelo menos 20 mil vagas estão disponíveis para quem pretende matricular crianças, jovens e adultos na Rede Municipal de Ensino em Fortaleza. O cronograma de matrícula para 2020 começa nessa quinta-feira, 2, para crianças do Infantil I ao 1° ano. Na sexta-feira, dia 3, será a vez das crianças do 2° ao 4° ano. Na segunda, dia 6, 5° ao 7° ano poderão se matricular. No dia 7 de janeiro, 8° e 9° ano devem se preparar.

Listen to "Inicia o período de matriculas das escolas municipais" on Spreaker.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Já no dia 8 de janeiro, a Educação de Jovens e Adultos será contemplada. Pessoas a partir de 15 anos completos, que não terminaram os estudos ou não estão alfabetizadas, poderão se matricular.

Glória Alves não perdeu tempo e já foi matricular o filho na manhã desta quinta-feira. Ela estava na escola Professora Edith Braga, no bairro Aerolândia. "Coloquei aqui porque é perto de casa, é ótimo demais. Para ele, como é autista, fica bom. Como a doutora falou para mim: ele é ótimo para estudar na escola, aí para ele é melhor. Já estudei aqui e quero que ele siga o mesmo caminho que eu", relata.

A educação de crianças e jovens que convivem com alguma deficiência é pauta da Secretaria Municipal, segundo gerente da célula de planejamento da Secretaria Municipal da Educação (SME), Iracema Frota. Conforme a gerente, as escolas municipais de Fortaleza têm um setor de Atendimento Educacional Especializado, onde estudantes regularmente matriculados vão no contra-turno para realizar atividades.

Caso a família não possa comparecer dentro desse cronograma, ela pode procurar a escola a qualquer momento. É o que garante Iracema Frota. “Esse cronograma é importante porque é uma organização que a Rede Municipal de Ensino faz para projetar e ofertar todas as vagas que têm disponíveis para 2020. Mas as matrículas acontecem a qualquer momento do ano”, explica.

“Nós temos profissionais habilitados que atendem em algumas escolas, distribuídas em todos os distritos de educação. Todos os alunos que têm qualquer tipo de deficiência são matriculados nas turmas regulares para gerar e fortalecer a convivência deles com os demais”, completa Iracema.

Para realizar a matrícula, o horário de atendimento é de 7 às 17 horas. Os documentos necessários são: cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, cópia do cartão de vacinação de todos os componentes da família, cópia do laudo médico em caso de deficiência, cópia RG e CPF dos pais, cópia cpf da criança, 2 fotos 3x4.

Para jovens e adultos, os documentos são os mesmos, exceto cartão de vacinação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

educação matrícula da Rede Municipal crianças jovens e adultos cronograma de matrícula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar