Participamos do

Chove em 51 municípios do Ceará no primeiro dia útil de 2020

Além de Fortaleza, há registro de chuva em municípios da Região Metropolitana, como Eusébio e Maranguape
06:51 | Jan. 02, 2020
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 15h35min

Amanheceu chovendo forte em Fortaleza neste 2 de janeiro, primeiro dia útil de 2020. A precipitação já era prevista por análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Na Capital, a chuva veio com mais força a partir das 6h30min. Conforme a Fundação, choveu em 51 municípios do Ceará.

O calendário de chuvas da Funceme indica, em atualização realizada às 12h20min, que a maior precipitação foi no município de Pedra Branca (57 mm). Depois, vêm Tabuleiro do Norte (44.6 mm), Redenção (posto Redenção: 40.5 mm) Fortaleza (posto Água Fria: 38.2 mm). São esperadas chuvas isoladas nos litorais de Fortaleza e Pecém, Maciço, Ibiapaba e Cariri.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), apenas um semáforo apresentou problema nesta manhã em Fortaleza. Por baixa tensão de energia, o semáforo do cruzamento entre as vias Santos Dumont e Frederico Borges está apagado. Na BR-116, uma colisão envolvendo um caminhão causou congestionamento. 

Em Fortaleza, a temperatura mínima registrada nesta quinta, até às 7h50min, foi de 23,9°C. Guaramiranga registrou apenas 19,6°C. Já os municípios de Penaforte, Campos Sales e Barbalha estão com 23,0°C.

No ano de 2019, as chuvas no Ceará ficaram 5,9% acima da média. Pré-estação chuvosa começou em dezembro último. A quadra chuvosa começa em fevereiro e vai até maio.

Durante a tarde e a noite desta quinta-feira, a previsão é de céu variando entre parcialmente nublado e claro. A temperatura deve variar entre 34º e 24º. A máxima esperada para esta sexta, 3, é de 34º e a mínima é de 25º, com condições semelhantes a esta quinta. Já a expectativa para o sábado, 4, é de máxima 33º e mínima 23º.

Veja as 10 maiores chuvas por posto nas últimas 24 horas em relação atualizada às 12h20min pela Funceme.

Pedra Branca (Posto: Capitao Mor) : 57.0 mm

Tabuleiro Do Norte (Posto: Tabuleiro Do Norte) : 44.6 mm

Redenção (Posto: Redencao) : 40.5 mm

Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 38.2 mm

Guaiúba (Posto: Guaiuba) : 35.0 mm

Russas (Posto: Sitio Campo Limpo) : 30.0 mm

Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 27.0 mm

General Sampaio (Posto: General Sampaio) : 25.0 mm

Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 24.0 mm

Redenção (Posto: Acude Acarape Do Meio) : 23.4 mm

Confira entrevista com meteorologista da Funceme, Davi Ferran, à Rádio O POVO CBN:

Listen to "2020 começa com chuva em Fortaleza; cidade teve pontos de alagamento nessa manhã" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar