Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Mutirão da biometria chega ao fim e 397 mil eleitores ainda não se cadastraram

Atendimentos seguem em oito pontos pela cidade; prazo final de regulação é em maio de 2020
17:00 | Nov. 29, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No último dia do mutirão da biometria no Centro de Eventos, O POVO ouviu histórias de quem conseguiu atualizar o cadastro eleitoral, de quem aproveitou o movimento para faturar e de mais pessoas vendendo lugares na fila. Foram 18 dias intensos de atendimento, mas 397 mil eleitores de Fortaleza ainda estão sem a biometria necessária para as Eleições 2020. 

Cerca de oito mil eleitores foram atendidos diariamente, o dobro de atendimentos realizados no início do mutirão, no dia 11 de novembro. A fila tinha início do lado de fora do Centro e quando o eleitor adentrava o local, era direcionado a uma das cabines de atendimento. Quem não fez a regularização da situação eleitoral, poderá realizar o cadastro a partir da próxima quarta-feira, 4, mediante agendamento em outros postos eleitorais espalhados pela Cidade. O atendimento segue até dia 6 de maio de 2020, prazo final para regularização do título.

Eleitores

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O advogado Victor Araújo chegou minutos antes do fim da fila formada nos arredores do Centro de Eventos. Ele relatou que teve a oportunidade de realizar a regulamentação em outros postos, mas que acabou não o fazendo, e veio até o local por indicações de amigos que foram atendidos rapidamente.

O vendedor ambulante Roberto Moreira realizou seu cadastro no local semana passada. Após oito horas de espera, percebeu uma oportunidade de negócio com a situação dos eleitores. Junto da esposa, Roberto percorreu as filas vendendo água. Segundo ele, as vendas estavam boas. “Aproveitei porque a água lá dentro é cara, e as pessoas estão expostas nesse calor e precisam se hidratar”, conta.

Venda de senhas

No Parque das Crianças, no Centro, o atendimento reduzido não impediu problemas. Segundo alguns eleitores presentes, houve confusão durante a distribuição de senhas, além da negociações de senhas falsificadas. Os valores variavam de até R$ 100 para os primeiros lugares, e reduziam com o passar do tempo.

Crimes eleitorais já foram registrados anteriormente em outros pontos de atendimento. Dois homens foram autuados por venda de lugares na fila da biometria do Centro de Eventos na quarta-feira, 27. Reforço policial foi feito nos dois locais e eleitores podiam denunciar casos de irregularidades diretamente com as autoridades presentes.

A dona de casa Araci Barbosa chegou por volta das 21 horas de quinta-feira, 28, no Parque. Ela relatou que pessoas já aguardavam para retirar as senhas do dia seguinte, e conta sobre a insegurança que sentiu. “Eu vi brigas, as pessoas vendiam lugares na fila, não gosto disso”. Seu atendimento foi um dos últimos do dia. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar