PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Nova policlínica tem capacidade para realizar até 6,3 mil consultas por mês

A nova unidade de saúde fornecerá atendimento em 13 especialidades médicas, com foco no tratamento de hipertensão e diabetes

00:00 | 23/10/2019
Será fornecido atendimento em 13 especialidades médicas com foco especializado no tratamento de hipertensão e diabetes.
Será fornecido atendimento em 13 especialidades médicas com foco especializado no tratamento de hipertensão e diabetes. (Foto: (Divulgação))

Com capacidade para realizar 6,3 mil consultas, foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira, 23, a policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues, no bairro Jóquei Clube. A nova unidade de saúde de Fortaleza recebeu investimento de R$ 12,5 milhões e faz parte do programa Juntos por Fortaleza, uma parceria de investimentos entre Estado e Município. 

Será fornecido atendimento em 13 especialidades médicas com foco especializado no tratamento de hipertensão e diabetes.

Titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joana Maciel destaca que a inauguração dessa unidade representa um complemento à “linha de cuidado geral” da rede municipal de saúde. Ela explica que a rede de policlínicas representa o segundo nível de atendimento à população, solucionando a “carência por consultas e por exames especializados” existente na Cidade.

Joana Maciel afirmou que “cada policlínica terá um diferencial específico”, com a oferta de serviços de saúde de complexidade moderada para a população, como a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos e sala de recuperação para acolher os pacientes. A secretaria afirmou que a ideia é reunir em um mesmo local especialidades médicas e a estrutura necessária para realizar a maior parte dos exames demandados por esses atendimentos, reduzindo a necessidade de o paciente ficar se deslocando entre unidades de saúde. “A nossa expectativa é de diminuir bastante o tempo de espera da nossa população por exames e consultas especializadas”, reforçou.

O prefeito Roberto Cláudio, destacou que um dos maiores desafios da rede de assistência a saúde municipal “é reduzir as filas de exames e consultas” e afirmou que com a atuação das policlínicas a população de Fortaleza e região metropolitana terão acesso a esses serviços mais rapidamente. Ele destacou a importância da parceria feita com o governo do Estado para expandir esse atendimento à saúde. “Esse empreendimento só foi possível pela junção dos investimentos e esforços do município e do governo estadual”.

O governador Camilo Santana destacou que o objetivo principal é “garantir que a população tenha acesso mais rápido com mais agilidade mais qualidade principalmente com o acolhimento que a população merece na área de saúde pública”. Em sua fala ele comentou que essa parceria “abre precedentes” para uma “maior integração entre município e estado para realizar novos investimentos” e destacou que até fim do ano mais três policlínicas devem ser inauguradas.

A recém-inaugurada de saúde do Jóquei recebe o nome de Dr. Lusmar Veras Rodrigues, em homenagem ao médico e professor falecido em 19 de dezembro de 2018. Ele desenvolveu extensa produção científica e fundou uma grande gama de projetos de atendimento para a população dentro do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)