VLT volta a funcionar nesta segunda, mas viagem inicial foi cancelada

No último sábado, 28, uma colisão frontal entre dois trens deixou 38 pessoas feridas. Duas delas, os maquinistas dos veículos, em estado grave

10:05 | Set. 30, 2019

Acidente com metrô em Fortaleza (foto: CARLOS MAZZA)

Atualizada às 14h13min

A linha Parangaba/Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Fortaleza voltou a funcionar na manhã desta segunda-feira, 30, dois dias após acidente que deixou 38 pessoas feridas. No entanto, a viagem inicial, das 6 horas, foi cancelada. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) não informou o motivo da suspensão.

A colisão frontal entre os dois vagões aconteceu no último sábado, 28, por volta das 11h45min. Dos feridos, os maquinistas dos veículos ficaram em estado grave. O acidente deixou os profissionais presos nas ferragens dos trens. Depois de socorridos, deram entrada no Instituto Doutor José Frota (IJF). Nesse domingo, 29, foram transferidos para hospitais da rede privada.

Nesta segunda, o VLT só começou a funcionar às 6h40min, horário da segunda viagem. O movimento na estação Borges de Melo, desde então, é tranquilo. O técnico em enfermagem César Pereira acessa o metrô eventualmente pela estação Borges de Melo para visitar o sogro, "que está acamado", enfatiza. "Me sinto seguro. É a primeira vez que vejo acontecer um acidente desse", diz.

A passageira Antoniana de Lima destaca o perigo dos trechos sem sinalização e falta de cuidado de quem não realiza a travessia no local adequado. "Não é só pedestre. Era pra ter feito a passarela, e não foi feito. A gente se arrisca muito por aqui".

Um dos passageiros ouvidos pela reportagem diz desconfiar que a mudança de horários recente na linha pode ter ocasionado o erro. O Metrofor, no entanto, ainda não falou o que, tecnicamente, poderia ter ocasionado o acidente.

Segundo Mário Ângelo Azevedo, professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das hipóteses que explicariam o acidente ocorrido entre os dois trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seria o uso de um aparelho de mudança de via (AMV).

O equipamento permite ao trem passar de um trilho para outro, mantendo o mesmo sentido e é usado quando existe interferência ou obra na linha. O AMV é usado para situações em que exista uma alteração, falha ou acidente na linha e o uso deve ser controlado pelo sistema de monitoramento geral e acompanhado pelo (s) maquinista (s).

Por meio de nota, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos informou que a primeira viagem desta segunda, 30, não foi realizada por conta de um remanejamento na escala de trabalho dos condutores, por conta do acidente do último sábado, 28. Segundo o informe, a linha Parangaba-Mucuripe, no entanto, está em operação assistida normal após checagem das condições de todas as estruturas da via permanente, como trilhos, dormentes e elevados.

A nota também informou que as causas do acidentes estão sendo apuradas nas instâncias cabíveis, não sendo possível antecipar detalhes e circunstâncias. Os dois condutores que ficaram feridos no acidente, Jonas Targino, de 28 anos, e Luiz Gonzaga, de 56 anos, foram transferidos do Instituto Dr. José Frota (IJF) para hospitais da rede privada, e o quadro de saúde de ambos continua estável. As demais vítimas do acidente, que deram entrada no IJF, já receberam alta.

Colaboraram Rose Serafim e Angélica Feitosa