Seara da Ciência comemora o Dia Internacional do Asteroide com programação especial
Data criada em 2014 por diversos astrofísicos, entre eles Brian May, guitarrista da banda Queen, tem como objetivo aumentar o interesse público sobre possíveis colisões com asteroides
Em comemoração ao Dia Internacional do Asteroide, a Seara da Ciência abre neste domingo, 30, a partir das 13h, com uma programação gratuita e livre para todas as idades. O público poderá conferir palestras, realizar observações astronômicas e apreciar uma exposição de meteoritos. “O objetivo dessa data é alertar a sociedade para nós encontrarmos os asteroides antes que eles nos encontrem”, brinca Ednardo Rodrigues, professor de Astronomia da Seara da Ciência e um dos organizadores do evento.
A data criada em 2014 e estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas foi uma iniciativa de diversos astrofísicos. Um dos co-fundadores é Brian May, astrofísico e guitarrista da banda de rock Queen. O dia surgiu por conta de uma preocupação com possíveis colisões entre asteroides e a Terra. A ideia é fortalecer o debate sobre a importância de estudos que possam prever a colisão, o que facilita a tentativa de desviar a rota dos asteroides.
O dia é comemorado mundialmente, com programações espalhadas por várias universidades. Em Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promovem atividades voltadas ao 30 de junho. “O Brasil, ano passado, foi o país que teve maior número de eventos associados, no mundo”, conta o professor.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineO evento é gratuito e aberto ao público. Terá início às 13 horas com uma exposição de meteoritos e seguem ao longo da tarde com palestras. Às 18 horas, acontecerá uma observação do planeta Júpiter, que encontra-se em oposição à Terra, o que o torna bem visível e brilhante. A inscrição será feita na hora, basta levar documento oficial com foto.
Confira a programação completa:
- 14h, “Introdução a simulações astronômicas em Python”, com Ednardo Rodrigues, professor da Universidade Federal do Ceará, e Gabriel Lucena, integrante do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência;
- 15h, “Astrofotografia da terra da luz”, com o Prof. Heliomarzio Moreira;
- 16h, “Monitoramento de meteoros”, com os professores Lauriston Trindade e Rubens Marreira;
- 17h, “Como estudar no exterior”, com Orisvaldo Salviano, aprovado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/EUA).
Às 18h, será realizada a observação do planeta Júpiter, no Observatório Astronômico Ferrucio Ginele, da Seara da Ciência. A participação ocorrerá por ordem de inscrição, que será gratuita e presencial no local do evento, das 13h às 18h.
Serviço
Seara da Ciência
Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n - Campus do Pici
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente