PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Parada LGBT terá esquema especial de segurança e 21 linhas de ônibus extra

130 policiais militares, 20 guardas municipais, duas equipes de guarda-vidas e um drone fazem parte do esquema de segurança. Também serão disponibilizadas 21 linhas de ônibus extra

14:14 | 26/06/2019
Em 2018, a 19ª Parada pela Diversidade Sexual levou uma multidão à avenida Beira Mar, na Praia de Iracema.
Em 2018, a 19ª Parada pela Diversidade Sexual levou uma multidão à avenida Beira Mar, na Praia de Iracema.(Foto: Mauri Melo/O POVO)

A Capital cearense recebe no próximo domingo, 30, a XX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que ocorre na avenida Beira-Mar. A estimativa de público é de 800 mil a um milhão de pessoas, segundo o Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), um dos organizadores do evento.

O tema da vigésima edição da Parada é “Topo qualquer parada, o medo não nos cabe”. Segundo o Grab, o tema foi “construído a partir do debate sobre a conjuntura atual em que estamos vivenciando, com ênfase nas censuras às culturas LGBTI+; ao LGBTcídio, ao lesbocídio, ao cerceamento das liberdades e à necessidade de construir laços de resistência e revolução”.

Ao todo, 130 policiais militares, 20 guardas municipais e duas equipes de guarda-vidas darão apoio ao evento no domingo. Um drone da Polícia Militar também integrará a operação de segurança. Para quem vai se deslocar pelo transporte público, serão 21 linhas de ônibus extra, totalizando 139 veículos.

Além da Parada no domingo, a semana em celebração da diversidade conta com outras ações. Confira:

Seminário-Ato da XX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará: Hoje, 26 de junho, às 18h. Local: Auditório da Fetrace (Rua Padre Mororó, 1055, Centro)

Balcão da Cidadania LGBT: 27 de junho (quinta-feira), das 8h às 17h. Local: Parque da Liberdade 

Feira Empreendedora LGBT: 27 de junho (quinta-feira), das 8h às 18h. Local: Parque da Liberdade e Praça Verde do Centro Dragão

Distribuição orientada de insumos - “Fique Sabendo Jovem”: 27 de junho (quinta-feira), das 8h às 18h. 29 de junho (sábado), das 17h às 20h. Local: Parque da Liberdade no Centro. 

Testes rápidos de HIV e Sífilis - Ônibus do Fique Sabendo Jovem: Local: Aterrinho da Praia de Iracema (Praia dos Crush). 30 de junho (domingo), das 15h às 20h

Roda de conversa sobre direitos sexuais e reprodutivos: 29 de junho (sábado), às 14h. Local: Centro Cultural Patativa do Assaré no Conjunto Ceará

Oficina sobre identidade de gênero: 29 de junho (sábado), às 16h. Local: Complexo Cultural Makulelê no Conjunto Ceará

Ato show alusivo ao 28 de junho – Dia Municipal da Consciência LGBT: 29 de junho (sábado), das 17h às 00h. Local: Aterrinho da Praia de Iracema (Praia dos Crush)

XX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará: 30 de junho (domingo), das 15h às 22h. Local: Avenida Beira Mar

 

Marcela Tosi/Especial para O POVO