Participamos do

30 bairros receberão investimento de R$ 580 milhões para obras de infraestrutura

Confira lista de pelo menos 30 localidades que poderão receber obras de pavimentação, saneamento básico, construção de escolas e areninhas
22:08 | Jun. 26, 2019
Autor Alexia Vieira
Foto do autor
Alexia Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pelo menos 30 bairros e comunidades de Fortaleza receberão obras de pavimentação, drenagem e construção de equipamentos, como escolas de tempo integral, creches e areninhas. O Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento (Proinfra) foi divulgado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 26. Para escolher onde serão implantadas as verbas, foram levadas em conta as localidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). As intervenções deverão começar ainda no segundo semestre de 2019.

Serão 13 quilômetros de drenagem, 950 ruas com novo asfalto, além da construção de 88 creches, 29 escolas de tempo integral e 26 areninhas. O dinheiro utilizado para o programa é fruto de uma parceria da Prefeitura com o banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no valor de R$ 580 milhões.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), algumas das obras já estão licitadas e outras entrarão no processo a partir de julho. Ele explica que nem todas as comunidades vão receber todo o pacote de obras. A demanda, disponibilidade de espaço para as construções e a existência ou não de equipamentos próximos foram fatores que influenciaram na distribuição dos investimentos. Além das construções, as lagoas do Mondubim, da Viúva e do Passaré passarão por requalificação. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Para quem abre a porta de casa e tem um esgoto passando na porta, vai passar a ter uma rua na sua frente”, disse a secretária municipal da infraestrutura Manuela Nogueira. A titular afirma que o Proinfra foi construído com a parceria de líderes e representantes comunitários, que estavam presentes no evento de lançamento nesta tarde. Comunidades como Che Guevara, Unidos Venceremos e Sítio São João são algumas das beneficiadas, a maioria sendo concentrada na Regional V e VI.

Manuela disse ainda que não serão necessárias desapropriações nas comunidades em consequência das obras. “Vamos usar as vias na largura que elas têm. Vamos respeitar como as comunidades ocuparam os bairros”. Outra característica do programa é a necessidade de planejar a comunidade como um todo, e não apenas um cruzamento ou partes isoladas de um bairro, segundo a secretária.

Banco de Desenvolvimento da América Latina

Jaime Holguín, diretor representante do CAF no Brasil, afirmou que a instituição tem um bom histórico de parcerias com a Prefeitura de Fortaleza. Ele destacou que o Proinfra tem planos de investimentos de “alto impacto a longo prazo”. Para o representante, a ideia pode ser replicada em outros municípios brasileiros com operações do banco e até mesmo em outros países da América Latina.

Confira a lista de bairros e comunidades que deverão receber as intervenções:

Bairros:

Barroso

Curió

Jangurussu

Lagoa Redonda

Paupina

São Bento

Canindezinho

Granja Lisboa

Siqueira

Presidente Vargas

Ancuri

Mondubim

Aracape

Floresta

Antônio Bezerra

Rodolfo Teófilo

Henrique Jorge

Cristo Redentor

Granja Portugal

Itaoca

Itaperi

Dendê

Prefeito José Walter

Pedras

Cais do Porto

Bonsucesso

Comunidades:

Che Guevara

Unidos Venceremos

Jardim Violeta

Maria Tomásia

Lago Azul

3 de Junho

Nova Assunção

São Miguel

Santa Fé

Jagatá

Planalto Vitória

Alto Alegre

Renascer

Marrocos

Sítio São João

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags