Participamos do

Revitalização de trecho da Praia de Iracema começa nesta terça-feira, 25

O projeto tem como objetivo a ampliação da área transitável para pedestres, com replanejamento de trecho da rua João Cordeiro
20:00 | Jun. 25, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Começou na manhã desta terça-feira, 25, o replanejamento em trecho da rua João Cordeiro, que fica entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira Mar, no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza. O projeto trará cores chamativas pintadas no asfalto, juntamente com uma iluminação reforçada e a instalação de bancos, mesas e plantas.

As mudanças têm previsão para serem concluídas às 13 horas desta quarta-feira, 26, e ficarão na via por uma semana. Após esse período, a pintura no asfalto será mantida, enquanto os demais elementos serão retirados. Esta ação será o encerramento do evento Mobilize Summit na Capital. Aproximadamente 50 participantes do projeto poderão pintar e colocar os mobiliários no local nesta quarta.

Trecho da rua João Cordeiro, que fica entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira Mar, passa por intervenções.
Trecho da rua João Cordeiro, que fica entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira Mar, passa por intervenções. (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O POVO)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A programação teve início nessa segunda-feira, 24, com a participação de mais de 200 pessoas de várias localidades no mundo. Eles praticaram diversas atividades relacionadas com a mobilidade urbana da Cidade, como passeios de bicicletas, a pé e por meio de transporte público. O evento tem parceria com a Iniciativa Bloomberg, referência global em mobilidade urbana, e com a Prefeitura de Fortaleza.

A Capital recebe a iniciativa após ser selecionada em concurso mundial, em que cidades espalhadas pelo mundo mostraram seus projetos de mobilidade.

A intenção da organização do evento é testar se o local funciona melhor com mais espaços para a circulação dos pedestres. Caso tenha sucesso, há a possibilidade do empreendimento se tornar fixo na região delimitada. Esta intervenção será semelhante as feitas no Centro de Cultura Dragão do Mar e na área central da Cidade 2000, realizadas pelo projeto Cidade da Gente.

“A ideia é que a gente faça aqui um teste, um projeto piloto. Durante uma semana vai ficar montada essa intervenção para testar como poderia ser essa rua com mais calçadas e mais espaços para pedestres”, ressaltou Beatriz Rodrigues, coordenadora de desenho urbano da Iniciativa Bloomberg.

A representante do evento disse ainda que estão sendo realizadas análises para possíveis projetos na Beira Mar. “Isso é um estudo para a João Cordeiro, mas a Beira Mar também deve passar por intervenções no projeto permanente”, concluiu Beatriz.

Apesar da intenção de proporcionar um trânsito melhor na região, o gerente do restaurante Veleiro Piatã - que se localiza ao lado do empreendimento -, Joel Oliveira, acredita que a ação irá prejudicar comercialmente o restaurante, porque “vai tirar estacionamento dos clientes”.

Durante a realização da pintura da via nesta terça, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estiveram no local para controlar o fluxo de veículos. O trecho da João Cordeiro em que são realizadas as intervenções estava interditado para passagem de automóveis, com exceção daqueles que fazem parte dos estabelecimentos do local. Além disso, a ação era acompanhada por profissionais da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Quem quiser ter acesso à avenida Beira Mar, vindo da rua João Cordeiro, deve seguir pela avenida Historiador Raimundo Girão, sentido Meireles, até a rua Barão de Aracati, seguindo então em direção à praia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags