Participamos do

Vídeo mostra confusão em arraiá no Pirambu; policiais teriam usado bomba de gás

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou que irá investigar os fatos e identificar os envolvidos
12:26 | Jun. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, relatos dão conta que policiais chegaram à Areninha do Pirambu lançando bombas de gás lacrimogênio e disparando balas de borracha e spray de pimenta contra os presentes em um arraiá. Famílias e brincantes de quadrilha junina que estiveram no local fugiram. A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou que irá investigar os fatos e identificar os envolvidos.

Nas imagens, que foram transmitidas ao vivo em uma página no Facebook, é possível ver a movimentação apressada das pessoas que estavam participando do arraiá. "Isso tudo é a polícia que está soltando dentro do arraiá", narra o homem que gravou o vídeo enquanto é possível ouvir o barulho de explosões e disparos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Não é tiroteio da comunidade, é a polícia que está jogando gás. Olha a correria", continua. Em determinado momento, alguns homens aparecem lavando o rosto com água enquanto reclamam de irritação nos olhos.

Durante a gravação do vídeo, um homem pede para que as imagens não sejam divulgadas, temendo retaliação. "Fale da quadrilha não, cara". Nos comentários, as reclamações também têm voz: "Pior sensação, não desejo isso a ninguém...", disse uma mulher. "Eu tô até agora com meus olhos ardendo", relatou um outro rapaz.

O POVO Online tentou contato com pelo menos quatro pessoas que estiveram presentes no arraiá, incluindo a página que divulgou o vídeo. Até o fechamento desta matéria, nenhuma delas respondeu às solicitações da reportagem.

Procurada, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou que determinará investigação dos fatos para a identificação dos agentes envolvidos no caso ocorrido na Areninha do Pirambu. Ao identificá-los, a Controladoria irá instaurar o competente procedimento disciplinar para devida apuração da conduta dos policiais na seara administrativa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags