Participamos do

UFC instaura procedimento para apurar caso de racismo contra estudante

Comissão de Direitos Humanos da UFC acompanha o caso e se coloca à disposição do estudante
11:18 | Jun. 21, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou nota sobre a denúncia de racismo feita por um estudante do primeiro semestre de licenciatura em Ciências Sociais, que afirma ter sofrido agressão física por parte de um segurança da instituição. Será instaurado um procedimento de sindicância para apurar as irregularidades do caso que ocorreu na segunda-feira, 17, dentro do Campus do Pici. O objetivo é buscar a responsabilização institucional e legal dos envolvidos.

“Esta Comissão, no cumprimento de suas atribuições, se solidariza com o estudante Luiz Fernando de Lima Teixeira e está à disposição para assisti­-lo, no que for necessário, dentro das suas competências e em parceria com outros órgãos de defesa dos direitos humanos estaduais”, diz o texto da Comissão de Direitos Humanos da UFC, que acompanha o caso.

Outra medida tomada pela universidade será a criação de “canais de diálogo e de formação socioeducativa” para construir a cultura antirracista em toda a instituição. A UFC reiterou o repúdio a atos de violência, principalmente aos que tem motivação racista, sexista e lgbtfóbicas. “E que é inadmissível e intolerável que isso ocorra na sociedade, de forma geral, e nas Universidades, que são espaços de desenvolvimento social, político e científico”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira a nota na íntegra:

NOTA SOBRE DENÚNCIA DE PRÁTICAS DE RACISMO E AGRESSÃO FÍSICA DENUNCIADAS NA UFC

A Comissão de Direitos Humanos UFC informa que tomou ciência, por via das redes sociais e outros órgãos institucionais, das denúncias de racismo e agressão física praticados por seguranças da Universidade contra o aluno, do curso de licenciatura em ciências sociais, Luiz Fernando de Lima Teixeira. Além do referido caso, acompanhamos outras denúncias de violações dessa natureza, que requerem assistência e intervenção por parte desta Comissão.

Esta Comissão, no cumprimento de suas atribuições, se solidariza com o estudante Luiz Fernando de Lima Teixeira e está à disposição para assisti­-lo, no que for necessário, dentro das suas competências e em parceria com outros órgãos de defesa dos direitos humanos estaduais, para a apuração e responsabilização institucional e legal concernentes.

Ademais, informa que ao tomar ciência do ocorrido, contactou imediatamente a Administração desta Universidade que, por sua vez, prontamente anunciou a instauração de procedimento de sindicância, conforme os normativos aplicáveis, a ser presidido por membro regular da Comissão de Direitos Humanos. Além disso, estuda criar outros canais de diálogo e de formação socioeducativa para que se construa coletivamente uma cultura antirracista em todos os setores da UFC.

Por fim, registra­-se que esta Comissão repudia qualquer ato de violência, sobretudo os praticados por motivação racista, sexista, lgbttfóbica, xenofóbica e outras que violem os direitos humanos. E que é inadmissível e intolerável que isso ocorra na sociedade, de forma geral, e nas Universidades, que são espaços de desenvolvimento social, político e científico.

A CDH­UFC permanece aberta ao diálogo com as partes envolvidas e às propostas de intervenção nesse âmbito. É possível nos contactar através do email: comissaodh@ufc.br.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags