Participamos do

UFC dá início a testes com fosfoetanolamina, a "pílula do câncer", em humanos

O estudo inicial irá contar com 64 voluntários sadios, entre 18 e 50 anos. É a primeira vez que a pesquisa é feita em pessoas saudáveis no País
00:00 | Jun. 17, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio Núcleo Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), deu início nesta segunda-feira, 17, a testes com a fosfoetanolamina, conhecida como"pílula do câncer", em seres humanos. De acordo com a UFC, o estudo inicial irá contar com 64 voluntários sadios, entre 18 e 50 anos. É a primeira vez que a pesquisa é feita em pessoas saudáveis no País.

A responsável por dirigir o estudo é a professora Elisabete Moraes, coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do NPDM. A partir desses testes, os pesquisadores poderão avaliar o nível de dosagem a ser utilizado no tratamento, possíveis efeitos colaterais e analisar quanto tempo a substância leva para ser absorvida pelo corpo, bem como seu tempo de circulação no organismo.

A pesquisa inicial irá durar 15 dias. Segundo o diretor do NPDM, professor Odorico de Moraes, os voluntários serão divididos em quatro grupos. O primeiro, formado por 12 pessoas, recebeu hoje a primeira dosagem, de 500 miligramas. Os grupos seguintes irão receber dosagens maiores. O próximo teste está previsto para acontecer no início de julho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags