Participamos do

Grupo realiza limpeza na Praia de Iracema para conscientizar sobre poluição marinha

Durante a semana, o Instituto Verdeluz realizou palestras e debates sobre o assunto
11:17 | Jun. 07, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A poluição marinha causada por plástico é um problema global, que precisa de ação internacional para ser minimizado. De acordo com o Instituto Verdeluz, o nível de consumo de plástico está muito alto, e a destinação inadequada faz com que o material se acumule nos ecossistemas marinhos e costeiros. Por isso, o instituto promove, durante esta semana, programação para alertar sobre o problema que os resíduos plásticos levam para as praias.

Durante esta semana, palestras e trocas de experiência foram realizadas. Neste sábado, 8, haverá limpeza da orla na Praia de Iracema, na Praia dos Crush.

“A principal mensagem que queremos passar com esse projeto é que as pessoas precisam se sentir responsáveis pelo resíduo que geram e precisam se sentir responsáveis pela natureza que as circunda”, explica Beatriz Araújo, advogada e presidente do Instituto Verdeluz. “Se você for à praia, limpe a área que está ao seu redor, porque outras pessoas podem ver você fazendo isso e se sentirem tocadas a fazerem a parte delas também”, comenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A organização estima que 12,5 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos, e há a previsão de que até 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos.

Beatriz informa que outras formas de diminuir a poluição marinha são evitar o uso de resíduos plásticos e descartar o lixo produzido de forma correta, fazendo a separação e enviando para a reciclagem.

Michael Torti, diretor do Comitê-executivo da ONG ambiental Surfrider Foundation, está em Fortaleza para a programação. A visita é promovida pelo Instituto Verdeluz, como apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) e em parceria com o Consulado-geral dos EUA em Recife.

Canudos em Fortaleza

Beatriz Araújo informa que já ocorreram reuniões do instituto com legisladores para construir projetos de lei que proíbam canudos em Fortaleza, além de debates sobre campanhas de sensibilização a respeito da importância dessa proposta. 

Serviço:

Limpeza da Praia dos Crush, programação cultural e roda de conversa

Quando: sábado, 8, às 8 horas

Local de concentração: Centro Cultural Belchior

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags