Participamos do

Etufor planeja vistoriar cerca de 50 mil veículos de aplicativos que circulam na Capital

Veículos são cadastrados em pelo menos dez plataformas digitais
13:28 | Jun. 03, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta segunda-feira, 3, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) dá início às vistorias de veículos que atuam por aplicativos na Capital. A expectativa é que sejam analisados cerca de 50 mil carros e condutores - número baseado em dados fornecidos pelas plataformas. Esperam-se motoristas de pelo menos dez aplicativos: Uber, 99 Pop, Cabify, Uni4, Servos, Moobi, Urban, TáxiTuber, Canário Brasil e Bella Driver.

Até o fim do mês, em torno de 4 mil carros passam por vistoria do órgão público. Esta primeira etapa é destinada aos veículos com placa de final “0”. A previsão é que cada mês subsequente seja destinado a um fim de placa diferente: final "1" em julho, final "2" em agosto e assim até o final "9" em março de 2020.

Os condutores devem estar munidos de CNH e documentação do veículo, procurar um posto de atendimento da Etufor para agendar a vistoria e emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 101,78.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em seguida, serão observados os itens básicos de conforto e segurança do veículo, tais como estado de conservação dos pneus, sistema elétrico, carroceria entre outros. Outro item a ser considerado é a identidade visual do carro que deve obedecer ao Decreto nº 14.415, de 3 de maio, que determina o tamanho máximo de adesivo (14cm x 14cm) fixado no vidro traseiro no lado direito superior, sinalizando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por Aplicativos”.

Leia também: Veja como são os adesivos obrigatórios para motoristas de Uber e 99

Posteriormente, será emitido o selo de vistoria e o respectivo laudo, comprovando a aprovação do veículo.

Caso o veículo não atenda aos itens necessários e seja reprovado, o motorista pode realizar as adequações e agendar nova vistoria.

Locais de agendamento de vistoria:

· Sede da Etufor: Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União (segunda a sexta de 8 às 16h30min)

· Central de Atendimento da Etufor no Shopping Riomar Kennedy: Av Sargento Hermínio, 3100 – Piso L2 (segunda a sexta de 8 às 17 horas)

· Central de Atendimento da Etufor no Shopping Aldeota: Av Dom Luís , nº 500 – Piso L0 (segunda a sexta de 8 às 17 horas)

· Central de Serviços da Etufor no Vapt-vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 Messejana (segunda a sexta de 8 às 16h30min)

· Central de Serviços da Etufor no Vapt-vupt Antônio Bezerra: Rua Demetrio Menezes, 3750 - Antônio Bezerra (segunda a sexta de 8 às 16h30min)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags