Participamos do

Dia Mundial do Brincar é comemorado com atividades para crianças

As atividades são gratuitas e abertas ao público e devem ocorrer na Casa de José de Alencar e na Faced
13:58 | Mai. 24, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atividade que é tida muitas vezes como simples por ser “coisa de criança”, a brincadeira é de grande importância para o desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Funções emocionais, sociais e cognitivas humanas são beneficiadas com o tempo livre para brincar. Por isso, pedagogos alertam para a necessidade de incentivar momentos em que a expressão e a criatividade das crianças possam ser exercidos por meio da brincadeira.

A prática está incluída no artigo 31 da Constituição dos Direitos da Criança e é celebrada com o Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio. Com base nisso, a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC) promoverá um dia de ações voltadas para crianças neste sábado, 25. As atividades são gratuitas e abertas ao público e devem ocorrer na Casa de José de Alencar e na Faced. Contação de histórias, teatro e oficinas de construção de brinquedos fazem parte da programação do evento.

“A configuração familiar mudou muito nos últimos anos. Hoje a criança tem pai e mãe trabalhando, menos irmãos, brinca menos na rua e fica mais conectada a TVs e celulares. Apesar do que as pessoas acham, muitas crianças não sabem brincar”, explica a pedagoga Janaína Monteiro Clarindo. A especialista em psicomotricidade diz que as crianças não se concentram nas tarefas como adultos. O envolvimento delas nas atividades que desenvolvem depende das brincadeiras. E é por meio dessa prática que acontece grande parte do aprendizado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Jogos tradicionais ou eletrônicos são muito utilizados nas brincadeiras com os pequenos, mas Janaína chama atenção para a função de materiais não elaborados na brincadeira. Utensílios de casa, gelo, tintas e outros objetos do dia a dia são fundamentais para potencializar a criatividade da criança. “É prazeroso, desenvolve, socializa e é um dos norteadores da educação infantil”.

Na Casa de José de Alencar, localizada na avenida Washington Soares, as atividades incluem desde apresentações musicais até sorteios de Board Games. O Brinquedoteca Itinerante vai estar estacionada no espaço para visitação do público. Já as ações realizadas na Faced serão voltadas para as artes plásticas, robótica educacional e brincadeiras para bebês.

Para mais informações: facebook.com/brinquedotecafaced/

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags