Participamos do

Dennis Cali toma posse como novo superintendente da Polícia Federal no Ceará

Novo chefe do órgão no Ceará diz que foco será no combate ao crime organizado, corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes violentos
18:48 | Mai. 23, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nomeado no último dia 12 de março, o delegado federal Dennis Cali tomou posse oficialmente na manhã desta quinta-feira, 23, e agora ocupa o cargo de superintendente da Polícia Federal no Ceará. Ele substitui Vanessa Gonçalves, que estava na função desde abril do ano passado. Ela assume a diretoria da Academia Nacional de Polícia em Brasília.

Calis atuou nos últimos anos como chefe da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado no Distrito Federal, chefe da Divisão Antiterrorismo e Coordenador-Geral de Inteligência. Ele é paulista, natural de Suzano. Aos 42 anos, é formado em Direito, pós-graduado em Ciência Policial e Inteligência, já foi inclusive membro da Diretoria de Inteligência Policial na Contrainteligência Policial e Antiterrorismo, em Brasília.

Em seu discurso de posse, garantiu que o enfrentamento ao crime organizado, corrupção, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e crimes violentos continuam como prioridade na sua gestão. “Também não iremos esmorecer com os crimes eleitorais, fazendários, ambientais, previdenciários e cibernéticos, muito menos nas atividades dos nossos portos e aeroportos”, disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele destacou o quadro de servidores da Superintendência Regional do Ceará. “Buscaremos atuar no limite das nossas capacidades, como polícia de estado, republicana, que não persegue nem protege, que interpreta a lei de forma igual para todos”, ressaltou. Com olhos marejados, ele agradeceu à família e homenageou a esposa com um buquê de rosas.

FORTALEZA,CE,BRASIL,23.05.2019: Dennis Cali, é empossado como o novo superintendente da Policia Federal do Estado. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO)
FORTALEZA,CE,BRASIL,23.05.2019: Dennis Cali, é empossado como o novo superintendente da Policia Federal do Estado. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO) (Foto: Tatiana Fortes)

Já como ex-superintendente regional, Vanessa, que é cearense, ressaltou que deixa o cargo para um amigo, com quem trabalhou na Divisão de Direitos Humanos e a quem tem “absoluta confiança”. Ela também fez um balanço positivo do tempo em que esteve à frente do órgão no Ceará, estado que ela definiu como em pleno desenvolvimento econômico e, por isso, alvo de grandes desafios na área da segurança. “Segui para uma nova missão em Brasília, mas carrego o Ceará no meu coração”, concluiu.

A cerimônia de posse contou ainda com a presença de autoridades cearenses e representantes de outras superintendências da PF. “Para o enfrentamento das organizações criminosas, é imprescindível o trabalho em forma de cooperação, envolvendo os diversos órgãos federais, estaduais e municipais, assim fortalecemos as investigações, tornado-as mais eficazes”, afirmou o diretor-geral do órgão, o delegado Maurício Valeixo.

FORTALEZA,CE,BRASIL,23.05.2019: Dennis Cali, é empossado como o novo superintendente da Policia Federal do Estado. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO)
FORTALEZA,CE,BRASIL,23.05.2019: Dennis Cali, é empossado como o novo superintendente da Policia Federal do Estado. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO) (Foto: Tatiana Fortes)

Executivo estadual

Com discurso alinhado ao de Valeixo, o governador Camilo Santana (PT) também defendeu a integração entre as forças. “Coloquei os órgãos de segurança à disposição para essa parceria, a PF tem sido uma grande parceria do Estado, acho que temos de intensificar cada vez mais isso com o objetivo de combater o crime organizado”, defendeu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags