Participamos do

Instituto de Meteorologia emite alerta amarelo para municípios cearenses

Precipitações intensas são registradas no estado desde a noite de terça-feira. Morada Nova registra as maiores chuvas
09:45 | Mai. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As próximas horas devem ser de alerta para os cearenses. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso amarelo devido às chuvas intensas previstas para o Estado. O alerta, emitido por volta de 8 horas desta quarta-feira, 22, aponta risco de chuvas até 50 milímetros (mm) por dia e ventos intensos, podendo chegar a 60 km/h. Há aviso também para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios na região.

Desde a noite de terça-feira, 21, chuvas intensas caem em parte do Estado. De acordo com dados coletados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registradas precipitações em pelo menos 113 municípios. O número deve ser ainda maior, já que os dados são preliminares, colhidos às 9 horas desta quarta-feira.

Ainda assim, já dá para precisar áreas onde ocorreram as maiores chuvas. Em Morada Nova, foram 120 mm, em Fortim, 117 mm, a lista segue com Pacatuba, Itaitinga e Novas Russas, onde os pluviômetros marcaram aproximadamente 110 mm. Na Capital, a chuva foi de 91,2 mm. Os dados foram registrados entre 7 horas da manhã de terça-feira e o mesmo horário desta manhã.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Maio

Apesar das precipitações intensas registradas nas últimas horas, o mês de maio segue com volume de águas abaixo do esperado para o período de quadra chuvosa (os quatro meses onde normalmente há maior volume de chuva no Ceará).

Até agora, há nove dias do fim do mês, choveu 43,6% abaixo do esperado. Foram, em média, 51 mm registrados no Estado. A meta histórica é de 90,6 mm. Em 2019, este é o único mês onde o volume registrado foi inferior ao esperado.

No acumulado para os quatro meses, o volume está em torno da média. O esperado seria cerca de 600 mm. Até agora, choveu 648,3 mm, 7,9% acima do valor histórico. Para os meteorologistas, o valor está dentro da margem para precipitações em torno da média.

Alerta amarelo foi emitido para parte do Ceará
Alerta amarelo foi emitido para parte do Ceará (Foto: Reprodução/Inmet)

Alerta

O alerta amarelo indica “perigo potencial”. Na escala, há ainda o risco laranja, para situações meteorológicas consideradas perigosas, e o vermelho, para fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

A recomendação do Inmet é de que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de dúvidas, é aconselhável procurar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags