PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Frota de topiques ganha novas vans com ar-condicionado

Promessa de Roberto Cláudio é de que todas as novas contratações de transporte complementar atendam aos requisitos de acessibilidade e climatização

13:16 | 20/05/2019
Nesta segunda-feira, 20, 16 novas vans com ar-condicionado foram entregues para o transporte complementar.
Nesta segunda-feira, 20, 16 novas vans com ar-condicionado foram entregues para o transporte complementar. (Foto: Divulgação)

A partir desta segunda-feira, 20, os fortalezenses contarão com 16 novas vans com ar-condicionado para o serviço de transporte público complementar. Agora são 25 vans acessíveis e climatizadas entre a frota de 207 veículos alternativos. Os novos automóveis atuarão em linhas compartilhadas que atendem aos terminais de ônibus, circulando em toda a Capital.

Na cerimônia de entrega dos veículos na manhã desta segunda-feira, 20, o prefeito Roberto Cláudio afirmou compromisso de integrar ao sistema "pelo menos outras 30 vans com acessibilidade e ar condicionado ainda neste ano”. “Isso significa um melhor transporte de passageiros, mais seguro e confortável, aumentando a eficiência do transporte público para cerca de 90% ”, destaca José do Carmo Gondim, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

A estudante de pós-graduação Rochelly Rodrigues Holanda, 24, utiliza o serviço das topiques pelo menos três dias por semana. Circulando nas linhas 703, 709 e 754, a jovem sai cotidianamente de sua casa no bairro Jóquei Clube para estudar no Centro. “Eu faço esse trajeto há um ano e meio, devo ter pego uma topique com ar condicionado duas vezes, três no máximo. Lembro porque era mais raro passar uma dessas que conseguir lugar sentado”, conta.

Rochelly conta que não tem “muita expectativa” de melhora no seu dia a dia. “As topiques sempre quebram, tão desgastadas e são muitas linhas para ser algo perceptível. Mas que bom que começou, deve ir uma ou no máximo duas vans para cada linha e já ajuda”, pondera a psicóloga.

De acordo com a Etufor, cada van tem 18 assentos e capacidade para 40 passageiros entre sentados e em pé, respeitando a norma de seis passageiros por metro quadrado. A Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps) divulgou que cada van transporta, em média, 800 pessoas por dia. Dessa forma, a promessa da Prefeitura em conjunto com a Etufor, a  Cootraps e Sindicato dos Permissionários de Veículos de Transporte de Passageiros Alternativo de Fortaleza (Sindvans) é levar mais passageiros e com mais conforto.

MARCELA TOSI/ Especial para O POVO