Participamos do

Frota de topiques ganha novas vans com ar-condicionado

Promessa de Roberto Cláudio é de que todas as novas contratações de transporte complementar atendam aos requisitos de acessibilidade e climatização
13:16 | Mai. 20, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir desta segunda-feira, 20, os fortalezenses contarão com 16 novas vans com ar-condicionado para o serviço de transporte público complementar. Agora são 25 vans acessíveis e climatizadas entre a frota de 207 veículos alternativos. Os novos automóveis atuarão em linhas compartilhadas que atendem aos terminais de ônibus, circulando em toda a Capital.

Na cerimônia de entrega dos veículos na manhã desta segunda-feira, 20, o prefeito Roberto Cláudio afirmou compromisso de integrar ao sistema "pelo menos outras 30 vans com acessibilidade e ar condicionado ainda neste ano”. “Isso significa um melhor transporte de passageiros, mais seguro e confortável, aumentando a eficiência do transporte público para cerca de 90% ”, destaca José do Carmo Gondim, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

A estudante de pós-graduação Rochelly Rodrigues Holanda, 24, utiliza o serviço das topiques pelo menos três dias por semana. Circulando nas linhas 703, 709 e 754, a jovem sai cotidianamente de sua casa no bairro Jóquei Clube para estudar no Centro. “Eu faço esse trajeto há um ano e meio, devo ter pego uma topique com ar condicionado duas vezes, três no máximo. Lembro porque era mais raro passar uma dessas que conseguir lugar sentado”, conta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rochelly conta que não tem “muita expectativa” de melhora no seu dia a dia. “As topiques sempre quebram, tão desgastadas e são muitas linhas para ser algo perceptível. Mas que bom que começou, deve ir uma ou no máximo duas vans para cada linha e já ajuda”, pondera a psicóloga.

De acordo com a Etufor, cada van tem 18 assentos e capacidade para 40 passageiros entre sentados e em pé, respeitando a norma de seis passageiros por metro quadrado. A Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps) divulgou que cada van transporta, em média, 800 pessoas por dia. Dessa forma, a promessa da Prefeitura em conjunto com a Etufor, a  Cootraps e Sindicato dos Permissionários de Veículos de Transporte de Passageiros Alternativo de Fortaleza (Sindvans) é levar mais passageiros e com mais conforto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags