PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Praça do Ferreira recebe programação para o público LGBTQI+

O evento contou com estandes de orientações jurídicas para mudança de nome e gênero em certidão de nascimento e emissão do Número de Inscrição Social (NIS), além de testes rápidos de HIV e Sífilis

13:39 | 17/05/2019
Narcisio Junior, coordenador de políticas públicas LGBT, na Feira Ceará de Todxs pelo movimento LGBT na Praça do Ferreira
Narcisio Junior, coordenador de políticas públicas LGBT, na Feira Ceará de Todxs pelo movimento LGBT na Praça do Ferreira(Foto: Tatiana Fortes/ O POVO)

A Praça do Ferreira recebeu nesta sexta-feira, 17, Dia Mundial de Combate a LGBTfobia, uma programação especial voltada para o respeito à diversidade. Organizado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a campanha "Todo Amor é Direito" contou com estandes de orientações jurídicas para mudança de nome e gênero em certidão de nascimento e emissão do Número de Inscrição Social (NIS), além de testes rápidos de HIV e Sífilis.

Segundo Narciso Júnior, coordenador de Políticas Públicas para LGBTs no Estado, o objetivo do evento é trazer mais reconhecimento para a comunidade. Além dos serviços, o "Todo Amor é Direito" trouxe uma Feira de Empreendedorismo, onde microempresários da comunidade puderam comercializar suas mercadorias, em sua maioria artesanal, com público do evento.

"Nós estamos aqui para arrecadar fundos para irmos a escolas dar palestras. Também queremos ir para outros lugares do Estado passar um pouquinho desse amor", explica o estudante Vinícius Vasconcelos Gomes, de 18 anos. Acompanhado da mãe, ele foi ao evento representando a associação "Mães Pela Diversidade", que trabalha no acolhimento de famílias de jovens e adultos LGBTs.

"Eu vim pra cá pra ajudar o movimento e também pra mostrar um pouco da minha vivência. Quero que as pessoas vejam que existem pessoas que nos apoiam ", explica o jovem, que, junto com a associação, participou da abertura da 19ª Parada Pela Diversidade Sexual De Fortaleza, no ano passado.

Transformado na Drag Queen Lindsay Farias, o estudante usa a arte como forma de expressão. "Eu posso ser eu mesmo. Quando sou o 'Vinícius', sou uma pessoa muito tímida e que não consegue falar direito", conta.

Representando a Câmara Municipal de Fortaleza, também esteve presente no evento o vereador Iraguassú Filho. Ao público, ele falou sobre disseminação do amor, respeito pela liberdade e na necessidade de o governo trabalhar em ações afirmativas para a comunidade LGBTQI+.

Na parte da tarde, a programação cultural ficará por conta das bandas Glamour, luxo e selvageria e Haus Of Silva, do dj Higor Pereira e da cantora Emma Salutore.

Serviço

“Todo Amor é Direito”

Quando: sexta-feira, 17 de maio, das 9 horas às 17h30min

Onde: Praça do Ferreira, Rua Floriano Peixoto, Centro

Acesso Gratuito

Redação O POVO Online