Participamos do

Praça do Ferreira recebe programação para o público LGBTQI+

O evento contou com estandes de orientações jurídicas para mudança de nome e gênero em certidão de nascimento e emissão do Número de Inscrição Social (NIS), além de testes rápidos de HIV e Sífilis
13:39 | Mai. 17, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Praça do Ferreira recebeu nesta sexta-feira, 17, Dia Mundial de Combate a LGBTfobia, uma programação especial voltada para o respeito à diversidade. Organizado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a campanha "Todo Amor é Direito" contou com estandes de orientações jurídicas para mudança de nome e gênero em certidão de nascimento e emissão do Número de Inscrição Social (NIS), além de testes rápidos de HIV e Sífilis.

Segundo Narciso Júnior, coordenador de Políticas Públicas para LGBTs no Estado, o objetivo do evento é trazer mais reconhecimento para a comunidade. Além dos serviços, o "Todo Amor é Direito" trouxe uma Feira de Empreendedorismo, onde microempresários da comunidade puderam comercializar suas mercadorias, em sua maioria artesanal, com público do evento.

"Nós estamos aqui para arrecadar fundos para irmos a escolas dar palestras. Também queremos ir para outros lugares do Estado passar um pouquinho desse amor", explica o estudante Vinícius Vasconcelos Gomes, de 18 anos. Acompanhado da mãe, ele foi ao evento representando a associação "Mães Pela Diversidade", que trabalha no acolhimento de famílias de jovens e adultos LGBTs.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Eu vim pra cá pra ajudar o movimento e também pra mostrar um pouco da minha vivência. Quero que as pessoas vejam que existem pessoas que nos apoiam ", explica o jovem, que, junto com a associação, participou da abertura da 19ª Parada Pela Diversidade Sexual De Fortaleza, no ano passado.

Transformado na Drag Queen Lindsay Farias, o estudante usa a arte como forma de expressão. "Eu posso ser eu mesmo. Quando sou o 'Vinícius', sou uma pessoa muito tímida e que não consegue falar direito", conta.

Representando a Câmara Municipal de Fortaleza, também esteve presente no evento o vereador Iraguassú Filho. Ao público, ele falou sobre disseminação do amor, respeito pela liberdade e na necessidade de o governo trabalhar em ações afirmativas para a comunidade LGBTQI+.

Na parte da tarde, a programação cultural ficará por conta das bandas Glamour, luxo e selvageria e Haus Of Silva, do dj Higor Pereira e da cantora Emma Salutore.

Serviço

“Todo Amor é Direito”

Quando: sexta-feira, 17 de maio, das 9 horas às 17h30min

Onde: Praça do Ferreira, Rua Floriano Peixoto, Centro

Acesso Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags