PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Pilates Day Ceará realiza atividades gratuitas no Aterro da Praia de Iracema

O Pilates Day é um encontro anual que celebra o método em todo o mundo. Neste sábado, dia 18, ocorre a sexta edição do evento em Fortaleza. Cerca de 25 estúdios de Pilates se reuniram e irão realizar atividades gratuitas, das 16h às 18h, no Aterro da Praia de Iracema

14:05 | 16/05/2019
Em sua 6ª edição na cidade de Fortaleza, cerca de 25 (vinte e cinco) estúdios de Pilates reuniram-se e estarão realizando no sábado dia 18 de maio, das 16h às 18h, no Aterro da Praia de Iracema, atividades gratuitas para a comunidade que tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o método
Em sua 6ª edição na cidade de Fortaleza, cerca de 25 (vinte e cinco) estúdios de Pilates reuniram-se e estarão realizando no sábado dia 18 de maio, das 16h às 18h, no Aterro da Praia de Iracema, atividades gratuitas para a comunidade que tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o método(Foto: Divulgação)

Em Fortaleza, a sexta edição do Pilates Day será realizada no Aterro da Praia de Iracema neste sábado, 18. No dia, instrutores de pilates se reúnem, simultaneamente, em diversos países do mundo, para celebrar a criação do método, através de atividades gratuitas com a comunidade local. O evento é anual e ocorre, geralmente, em um sábado do mês de maio. Na capital cearense, estarão disponíveis pelo menos 12 modalidades, que pode ser praticada por qualquer pessoa.

As inscrições para o encontro são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento. Cada inscrito pode participar de até três aulas e serão acompanhados por, pelo menos, 75 instrutores de pilates. “Vai ter aula com exercícios mais leves, para iniciantes, até exercícios mais avançados. Vai ter aulas com bola, aula para gestantes, aula para crianças. Todas as modalidades vão estar sendo apresentadas para a comunidade lá.”, explica José Meudo, fisioterapeuta e um dos organizadores do encontro. Conforme o profissional, a iniciativa tem como objetivo principal difundir o método, procurando democratizar o acesso à prática, que ainda é “onerosa”, como coloca José. “A ideia é que a gente possa devolver um pouco do que a gente tem na carreira da gente, como gratidão com a comunidade. Tem muita gente que não tem condições de pagar, porque é caro etc. Aí a gente proporciona isso. A ideia, inclusive, é a gente ampliar para mais vezes no ano.”, reforça.

Serão, pelo menos, 12 modalidades disponíveis no dia. Cada pessoas poderá fazer até 3, de exercícios para iniciantes até módulos avançados
Serão, pelo menos, 12 modalidades disponíveis no dia. Cada pessoas poderá fazer até 3, de exercícios para iniciantes até módulos avançados (Foto: David Motta)

José ainda deu dicas para quem vai participar do encontro. Apesar de não ter contraindicações, é importante ter cuidado com problemas específicos que cada corpo pode apresentar. Alguns exercícios podem ser readequados dependendo do caso de cada pessoa. Para isso, os profissionais presentes no local irão, além de orientar as atividades, conversar com os participantes, a fim de entender um pouco seus estados de saúde.

José Meudo explica que é interessante ir para o evento com roupas leves e confortáveis, para facilitar a realização dos exercícios. Se possível, levar canga ou toalha, para atividades feitas na areia.  “É realmente pra quem tá com vontade de mudar de vida, conhecer uma outra prática. Às vezes a pessoa está cansada de fazer o mesmo exercício ou queria conhecer [o pilates] e nunca tinha tido a oportunidade de pagar. Então, está tendo essa oportunidade”, finaliza José Meudo.

Perto de completar 100 anos de sua criação, o pilates é um método de exercício terapêutico que, além de ajudar na prevenção e recuperação de lesões, pode potencializar treinos e performances. A prática não tem contraindicação e pode ser feita por qualquer pessoa. O pilates trabalha força, alongamento e ainda leva à consciência corporal, ajudando a alcançar uma melhor postura. O Pilates Day é uma iniciativa da Pilates Method Alliance (PMA), associação americana que certifica os estudos e práticas voltadas ao Pilates.

O Pilates pode ser praticado por todas as idades, somente os exercícios têm contraindicações, a depender do estado de saúde de cada pessoa.
O Pilates pode ser praticado por todas as idades, somente os exercícios têm contraindicações, a depender do estado de saúde de cada pessoa. (Foto: David Motta Fotografia)

CONFIRA AS MODALIDADES DE PILATES DISPONÍVEIS NO SÁBADO:

Pilates iniciante

O maior foco durante uma aula de iniciantes é abordar os seguintes princípios: controle de centro, alongamento axial, mobilização de coluna, organização da cintura escapular e alinhamento de membros inferiores.

Somados aos princípios, o conjunto de exercícios será desenvolvido de forma individualizada, com a finalidade de fortalecer a musculatura estabilizadora do abdômen, melhorar a mobilidade, flexibilidade, aliviando dores musculares, melhorando a postura e a consciência corporal.

Pilates avançado

O Matt Pilates (pilates solo avançado) é indicado para praticantes já iniciados no método que buscam desafiar o corpo com exercícios mais desafiadores que visam o aumento do condicionamento físico, ganho de força muscular, aumento do controle corporal e amplitude articular, equilíbrio, coordenação motora.

Pilates para Crianças

O Pilates pode ser uma boa opção de atividade física para crianças, pois terá como objetivo não "esculpir o corpo" como nos praticantes adultos, mas estimular o crescimento psicomotor dos pequenos com exercícios que trabalhem coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, controle motor, correção postural e estimulem o convívio com outras crianças.

Pilates bola

Essa metodologia tem o objetivo de utilizar as bolas como recurso facilitador, dificultado ou até mesmo lúdico na prática do pilates. Por possuir uma grande variedade de exercícios possíveis e de graus de dificuldades básico, intermediário e avançado, é uma modalidade indicada a todas as idades sem contra indicações.

Pilates suspenso

Essa metodologia é indicada para praticantes que buscam um maior desenvolvimento da força muscular, flexibilidade e equilíbrio corporal. É indicada a pessoas entre 10 a 70 anos, já iniciadas no método, por exigir um conhecimento prévio dos ajustes e posturas necessários e as ativações musculares corretas. 

Gyrokinesis

O sistema trabalha o corpo inteiro através de sete elementos naturais de movimento da coluna, para frente, para trás, para a direita, para a esquerda, torção para a direita e esquerda e circular, bem como todas as outras articulações e juntas. Essa metodologia equilibra o trabalho de fortalecimento músculo-articular e alongamento através de ritmos e exercícios ondulatórios que dão embasamento para o método Gyrotonic.  

Pilates Mamãe e Bebê

É uma modalidade nova do método Pilates que engloba os benefícios do Pilates no puerpério em que a mãe realiza as aulas junto com seu bebê após liberação médica em torno de 45 dias após o parto. O objetivo é reduzir a alta porcentagem de mulheres que não realizam a prática de atividade física, por falta de informação e incentivo, tempo e ocupação no pós-parto, prevenção de disfunções, promoção de saúde, inserção do bebê na rotina materna, livre demanda, fortalecer vínculo mãe e bebê, proporcionar estímulo sensório motor ao bebê.

SERVIÇO - PILATES DAY CEARÁ:

Data: 18 de maio de 2019

Horário: 16h às 18h

Valor: gratuito

Local: Aterro da Praia de Iracema (próximo à avenida Rui Barbosa X avenida Beira Mar

Confira mais informações sobre o Pilates Day, acessando Instagram e Facebook do evento.

Gabriela Feitosa ESPECIAL PARA O POVO