Participamos do

Maio amarelo: campanha busca zerar o número de mortes no trânsito em Fortaleza

Durante o mês de maio, campanhas ocorrem para conscientizar sobre segurança no trênsito
16:17 | Mai. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Vera Martins ressignificou a cor amarela após o filho, Davi Martins, 27, ser atingido por um carro e morrer em 3 de fevereiro deste ano no cruzamento das ruas professor José Bonifácio e Gomes Passos, no bairro Álvaro Weyne. Na manhã desta quinta-feira, 16, Vera distribuiu 50 laços amarelos para transeuntes e autoridades presentes na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, onde ocorria ação em alusão ao maio amarelo, mês de conscientização contra o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

“Carro e moto são armas. Se não souber usar, você tira vidas e destrói famílias, como aconteceu com a minha. Eu não tenho conseguido mais reerguer minha vida desde quando meu filho foi morto”, desabafa a mãe ao rememorar o sonho do filho em arrendar a academia, onde era sócio; e do neto, órfão.

Para Vera, é preciso uma reeducação dos condutores de veículos, para conscientização de que o trânsito é coletivo, e que os motoristas e ciclistas não são os únicos numa via. “As pessoas falam muito no seguro obrigatório que cala a boca dos familiares, mas o dinheiro não substitui a dor. Arranca um pedaço. Nada paga. Tem de ser conscientizado, as pessoas têm de se preparar, se possível, zerar as mortes no trânsito”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em Fortaleza, 226 pessoas morreram em acidentes no trânsito em Fortaleza no ano passado. Motociclistas representaram 45,6% das mortes, seguido por pedestres (39,8%), e ciclistas(10,2). “Nosso intuito é reduzir a zero, se está ocorrendo redução é que nosso trabalho está dando certo. E vamos intensificar as ações para salvar vidas”, destaca Nertan Rocha, gerente de educação para o Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

O mês de maio é utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ações de segurança no trânsito. Por isso, durante todo o mês, instituições públicas e privadas e não-governamentais promovem ações de conscientização em segurança no trânsito.

Hugo Porto, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), do Ministério Público do Ceará, destaca a importância de municipalizar as vias no interior do Estado, para reduzir também acidentes e mortes naquelas áreas. “Há de desmistificar de que o trânsito exige alto investimento e que os municípios pequenos não tem condições. Existem possibilidades de convênios e parcerias com os municípios”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags