Participamos do

Canal do Conjunto Ceará transborda, invade casas e alaga ruas

Moradores relatam terem perdido armários, sofás, eletrodomésticos e outros objetos. Casas e ruas ficaram alagadas
16:10 | Abr. 28, 2019
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O canal do Conjunto Ceará, em Fortaleza, transbordou na madrugada deste domingo, 28, causando alagamentos nas ruas e transtornos aos moradores do bairro de Fortaleza. Na Capital cearense, a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 72 milímetros de chuva entre as 7 horas de ontem e a manhã deste domingo.

Moradores relatam terem sido surpreendidos com a água invadindo suas casas nesta manhã. O funcionário público Washington Luis acordou com água entrando na sua garagem por volta das 3h30min desta madrugada. “A rua parecia uma lagoa, não dava para ver divisão de meio-fio, a água cobria as rodas dos carros, as casas estavam todas alagadas e as pessoas desesperadas tentando salvar suas coisas”, lembra.

Ônibus preso em buraco na Avenida C, na madrugada de hoje, 28
Ônibus preso em buraco na Avenida C, na madrugada de hoje, 28 (Foto: Especial para O POVO via WhatsApp)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ônibus preso em buraco na Avenida C, por volta das 9 horas da manhã de hoje, 28. Água já estava atenuada nas ruas
Ônibus preso em buraco na Avenida C, por volta das 9 horas da manhã de hoje, 28. Água já estava atenuada nas ruas (Foto: Especial para O POVO via WhatsApp)

Um ônibus chegou a ficar preso num buraco na Avenida C, enquanto tentava fugir da água. O veículo foi retirado através de reboque por volta das 10 da manhã.

Com o incidente, moradores perderam sofás, armários, eletrodomésticos e outros objetos. Foi por volta das 5h30min que a água começou a baixar, de acordo com Washington, deixando lama e lixo nas ruas do bairro.

A Defesa Civil do Ceará informou, por meio de nota da assessoria de imprensa, que equipes da Defesa Civil estão em campo atendendo as ocorrências registradas no Conjunto Ceará e no Parque Genibaú. Além disso, afirmam estarem analisando a situação de famílias eventualmente afetadas.

O morador Washington presenciou um único auxílio de profissionais ao moradores. O Corpo de Bombeiros resgatou dois passageiros do ônibus que ficou preso na Avenida C. Ele diz que, agora, a situação está sob controle, e que limpar as ruas e danos nas casas foi atividade comunitária dos vizinhos.

“A Prefeitura ressalta que, para prevenir, evitar e minimizar riscos de alagamento e inundação, é feito um trabalho conjunto envolvendo Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Defesa Civil e as Secretarias Regionais, dentre outros órgãos e que segue com um cronograma de limpeza de recursos hídricos (canais, lagoas e açudes) em todos os bairros e Regionais da Cidade”, diz nota.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags