Participamos do

"Na renovação da fé que enfrentamos as dificuldades desses dias difíceis", diz arcebispo

| Missa da Unidade| Também chamada de Missa dos Santos Óleos, a celebração renovou os votos dos cerca de 400 padres da Arquidiocese de Fortaleza
00:00 | Abr. 19, 2019
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No momento da homilia na Missa da Unidade, realizada na manhã de ontem como parte da celebração da Páscoa, o arcebispo de Fortaleza dom José Antônio Aparecido Tosi Marques reforçou a necessidade de os sacerdotes serem comprovação do amor nos tempos difíceis em que vivemos. "A Igreja é família de Deus, as pessoas são filhos e filhas do Senhor. Os dons que Ele distribui para as diversas congregações religiosas é para sermos testemunhas do amor às pessoas no meio do Mundo", afirmou.

 A celebração, também chamada de Missa dos Santos Óleos, reuniu cerca de 400 dos 476 padres de toda Arquidiocese de Fortaleza para renovar o compromisso com a Igreja, com os fieis e com o ato de servir, mas não só. Na celebração, os sacerdotes receberam três óleos que serão usados no decorrer de todo o ano para unção dos enfermos, batismo e eucaristia. O da crisma tem o diferencial de levar o bálsamo para simbolizar a plenitude do Espírito Santo. Os sacerdotes que não estiveram presentes são padres idosos, doentes ou que estavam em missões fora do Estado.

A missão do sacerdote é de pastorear o rebanho de Deus e, para dom José Antônio, é uma missão de mão dupla. É de muita felicidade, mas requer deveres sem tamanho. "É uma grande alegria ver que o povo de Deus se reúne, tem fé e vai celebrar e viver com amor tudo aquilo que é celebrado na Páscoa. Aquele que está à frente é quem deve cuidar para que todos estejam vivendo aquilo que pregam, unidos de verdade, dando testemunhos para que o mundo possa acreditar", disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O padre Emílio Castelo, da paróquia São Geraldo Magela, no Planalto Caucaia, afirma que exerce o sacerdócio com amor e não tem um dia em que não amanheça muito feliz com a decisão que tomou em atender ao chamado de Deus. "Sou muito feliz como padre. Há 15 anos, eu fui ordenado e a cada ano, na Missa da Unidade, eu renovo os meus votos com a unidade de todos os cristãos, de toda a comunidade. É importante reavivar junto com os fieis e todo o presbitério da Arquidiocese, os meus votos de amor e de serviço a Jesus Cristo", assegura.

A renovação dos votos é uma cerimônia da igreja católica que acontece no mundo inteiro, na Quinta-feira Santa. Para o padre Geovane Saraiva, da Paróquia de Santo Afonso - mais conhecida como Igreja Redonda, o clero se reúne com o bispo para ter renovado o compromisso com os fieis, com o ministério sacerdotal e, sobretudo, com o amor de Deus.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags