Participamos do

Nove PMs acusados por Chacina da Messejana voltam ao trabalho, mas sem porte de arma de fogo

PMs retornam para atividades administrativas. Porte e uso de arma de fogo estão restritos
16:59 | Abr. 13, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nove policiais militares acusados de participação na Chacina da Grande Messejana retornaram às atividades na Polícia Militar do Estado (PMCE). De acordo com a decisão publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), os agentes de segurança não poderão portar e nem usar arma de fogo. A Chacina da Massejana resultou na morte de 11 pessoas na madrugada de 12 de novembro de 2015.

A decisão da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário vale para os sargentos da PM Maria Bárbara Moreira e Francisco Helder de Sousa Filho; os soldados Igor Bethoven Sousa Oliveira, Gerson Vitoriano Carvalho, Josiel Silveira Gomes, Thiago Veríssimo Andrade Batista de Moraes e Luís Fernando de Freitas Barroso; e os cabos Gildácio Alves da Silva e Daniel Fernandes da Silva.

O DOE aponta que os PMs foram contemplados com "retorno funcional apenas para o desempenho de atividades de cunho eminentemente administrativas, assim como a restrição quanto ao uso e o porte de arma de fogo". Todos os nove policiais militares estavam afastados das funções desde 2017.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Participação dos PMs

A Polícia Civil chegou a encontrar indícios de que mais de 100 PMs realizaram busca informal pelo assassino de Valtermberg Chaves. O soldado de 32 anos havia sido morto horas antes, ao tentar evitar assalto à sua esposa no bairro Lagoa Redonda.

Conforme a sentença, os soldados Gerson Vitoriano, Josiel Silveira Gomes e Thiago Veríssimo teriam transitado pela rua Lucimar de Oliveira, no bairro Curió, por volta das 00h52min. Eles teriam deixando de parar para socorrer cinco vítimas.

Os sargentos Maria Bárbara Moreira e Francisco Helder de Sousa e o soldado Igor Bethoven Sousa teriam "constrangido com violência" duas pessoas, resultando em lesão grave, a fim de conseguir informações sobre a morte do soldado Valtermberg Chaves Serpa. Outra terceira vítima foi gravemente ameaçada.

Ainda de acordo com a sentença, os PMs Gildácio Alves da Silva, Daniel Fernandes da Silva e Luís Fernando de Freitas teriam transitado pelas ruas Aurino Colares e Paulo Freire, no Curió, entre 23h56min do dia 11 e 00h03min de 12 de novembro, seguidos por um veículo Hilux de cor escura, com a tampa da caçamba aberta e outro veículo de cor escura.

Os veículos que seguiam a viatura conduzida pelos processados possuíam as mesmas características dos automóveis que compunham o comboio de integrantes do grupo que praticou os homicídios de quatro adolescentes. O trio de PMs também teria deixado de atender três ocorrências repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags