Idosa é encontrada no Vila Velha após quase uma semana desaparecida
Familiares suspeitam que a mulher não tenha tomado uma medicação no dia do desaparecimento, o que pode ter contribuído para que ela não retornasse para casaDesaparecida na quinta-feira, 28, na Cidade dos Funcionários, uma idosa de 66 anos foi localizada, na madrugada desta quarta, 3, na Rua dos Prados, no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Policiais militares da 2ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) a localizaram desorientada, com dificuldade para se expressar. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSPDS).
A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) foi acionada com a informação do paradeiro da mulher. Com os dados da residência em mão, os militares a conduziram, onde ela ficou sob os cuidados de vizinhos até a chegada de familiares.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O desaparecimento havia sido registrado na 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na segunda-feira, 1º. Policiais civis e militares, Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), funcionários da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) participaram das buscas.
As diligências para localizar a mulher iniciaram tão logo a equipe da 12ª Delegacia do DHPP – unidade especializada em casos de pessoas desaparecidas na Capital – tomou conhecimento do caso. As buscas partiram do local onde a mulher havia sido vista pela última vez, segundo uma amiga da família disse às equipes policiais: a avenida Oliveira Paiva, após descer de um coletivo. Depois disso, ela não foi mais vista.
Imediatamente, a Etufor e o Sindiônibus foram contatados para fornecer as imagens das câmeras do ônibus em que a mulher havia sido vista. Também foi feito contato com o comandante da Polícia Militar do Ceará da AIS 7, major Passos, para auxiliar as buscas na região.
Ainda na segunda-feira, informações que ajudariam a encontrar a idosa foram compartilhadas nas redes sociais da 12ª Delegacia, solicitando a colaboração dos seguidores.
As buscas contaram com mobilização, além dos órgãos oficiais, de familiares, amigos e conhecidos da vítima. Além disso, a Guarda Municipal divulgou a imagem da idosa em terminais de ônibus e na área próximo à residência dela. A mobilização também chegou às praças e aos 1º, 13º, 30º e 34º Distritos Policiais, com a colocação de pôsteres com a imagem da vítima.
Familiares suspeitam que a idosa não tenha tomado uma medicação no dia do desaparecimento, o que pode ter contribuído para que ela não retornasse a sua residência.
Delegacia especializada
A Polícia Civil orienta a população a procurar a 12ª Delegacia do DHPP para formalizar os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode comparecer com foto e fornecer o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida.
A população também pode colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3257 4807 ou para o número (85) 99111 7498, o WhatsApp do DHPP, para onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo e anonimato da fonte são garantidos.
Serviço
12ª Delegacia do DHPP (para notificar a Polícia sobre desaparecidos)
Endereço: rua Juvenal de Carvalho, 1125, Bairro de Fátima, Fortaleza
Telefones: (85) 3257 4807 e (85) 99111 7498