Participamos do

TJCE investiga caso de estagiário que suspendeu audiência por causa de semana de provas

O estudante alegou que estava em semana de provas, situação amparada pela lei. Entretanto, a suspensão de uma audiência cabe apenas ao juiz da unidade judiciária
12:53 | Mar. 20, 2019
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai investigar o caso de estagiário que assinou a suspensão de uma audiência que participaria. O estudante alegou que não poderia estar presente na sessão devido à semana de provas. O caso está circulando nas redes sociais.

Segundo a chamada Lei do Estagiário (lei nº 11.788, de 2008), em períodos de avaliação, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, "para garantir o bom desempenho do estudante".

O adiamento de uma audiência, entretanto, não é da competência da função de estagiário, segundo o TJCE. Isso cabe somente ao magistrado. Assim, foi instaurada uma sindicância, pela Corregedoria Geral de Justiça, para apurar a conduta do juiz na gestão da unidade judiciária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota, o tribunal ainda fala que o estagiário foi encaminhado para o setor competente para ser orientado sobre atribuições relativas ao estágio. Além disso, o TJ instaurou uma investigação para apurar a conduta dos servidores relativa à certidão registrada pelo estagiário.

O processo que seria julgado na audiência, referente a uma ação penal, tramita na Justiça desde 2009 e é uma reivindicação do Ministério Público do Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags