Participamos do

Detentos da CPPL e familiares são identificados após série de golpes em site de vendas

A organização criminosa foi desarticulada e, após a prisão dos familiares suspeitos, uma operação foi desencadeada na CPPL 5
22:46 | Fev. 19, 2019
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes por meio do site de vendas OLX foi desarticulada pela Polícia Civil e sistema penitenciário nesta terça-feira, 19, em Fortaleza. Quatro detentos da Casa de Privação Provisória da Liberdade Cinco (CPPL 5) e familiares dos presos foram identificados e autuados pela equipe do 19º DP, bairro Conjunto Esperança.

De acordo com o inspetor Rodrigo Miaggy, dezenas de boletins de ocorrência (B.Os) denunciavam o golpe na OLX. As vítimas utilizavam o site para anunciar aparelhos de vídeo game e até cadeiras de rodas. As pessoas eram contactadas e os criminosos enviavam um falso comprovante bancário para forjar a transferência. Quando a vítima desconfiava, os criminosos passavam a extorquir e colocavam a fotografia da vítima como um "decretado" da facção criminosa.

Celulares utilizados no golpe foram apreendidos na penitenciária
Celulares utilizados no golpe foram apreendidos na penitenciária (Foto: Divulgação )

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A partir de investigação do 19º DP, a equipe de policiais civis chegou a uma placa de veículo e identificou o motorista da organização, que era responsável por buscar os objetos adquiridos por meio do golpe. A suspeita apontada como responsável pela parte financeira da organização também foi detida. Todas as pessoas eram familiares dos detentos. Na casa delas, nos bairros Demócrito Rocha, Itaperi e Serrinha, foram encontrados os pertences das vítimas.

Os presos são Adriano Correia Martin, Gisleuda Oliveira da Silva, Juliana da Silva Pereira, Dalva Maria Santos Pereira e Edson Gonçalves de Sousa. Já os detentos identificados são Teogenes Sampaio de Sousa, Francisco Juliano Santos Pereira, Davi Alves da Costa e Tarcilio Sousa da Silva, conhecido como Dragão.

Depois que foi feito o flagrante dos familiares, houve operação realizada pelos agentes penitenciários da equipe Beta e da Coordenadoria de Inteligência do Sistema de Administração Penitenciária. Os celulares foram apreendidos e os internos foram recolhidos ao isolamento. Os familiares dos detentos foram autuados por receptação, associação criminosa e extorsão. 

OLX informou, por meio de nota, que a atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para anunciar produtos e que as negociações acontecem fora do ambiente do site.

A empresa ainda informou que está sempre à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário para a apuração dos fatos.


OLX dá dicas para se proteger de golpes:

Antes de se encontrar com o comprador, busque informações sobre ele. Pergunte o nome com sobrenome, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail, entre outras informações que possam ajudar a identificá-lo;
Com os dados sobre o comprador, faça uma pesquisa nas mídias sociais;

Atenção às formas de pagamento do comprador:

a) Em casos de cheque, espere compensar antes da entrega/envio do produto;
b) Em casos de transferência bancária, espere o valor ser verificado em sua conta;
c) Em casos de depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”
d) Em caso de pagamento em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags