Perfil do Fortaleza Ordinária é sequestrado; resgate é exigido em bitcoins

A página está fora do ar e, até o momento, autor diz não ter conseguido recuperar o acesso à conta

A página de humor do Instagram Fortaleza Ordinária foi sequestrada por um hacker na manhã deste sábado, 16, conforme Diego Jovino, responsável pela conta. Ele diz que as publicações foram sumindo simultaneamente à exigência de um pagamento em bitcoins. Um boletim de ocorrência foi registrado no 13º Distrito Policial, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza.

Após realizar as atividades rotineiras da página do Fortaleza Ordinária, conforme Diego Jovino relata, por volta das 11 horas da manhã, notou que ao se desconectar do Facebook algumas modificações estavam ocorrendo sem que ele tivesse feito. Ao tentar logar na conta do Instagram, teria sua entrada barrada, percebendo que senhas já tinham sido alteradas. Logo um homem teria entrado em contato por telefone para informar o sequestro do perfil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao O POVO Online, Diego relatou que, após perceber que se tratava de um hacker, tentou negociar para recuperar a conta. Sem sucesso, buscou encontrar quem teria sido responsável pela ação. A página já teve mais de cem publicações removidas. O sequestrador, segundo Diego Jovino, está exigindo resgate no valor de 20 bitcoins (moeda virtual). No 13º DP, o dono da conta foi orientado a procurar a Delegacia Especializada em Crimes Digitais do Ceará.

Diego usou a página do Instagram do Suricate Seboso, da qual também já foi autor, para informar aos seguidores que teve a conta do Fortaleza Ordinária roubada. Em seguida, também usou a página para divulgar que, nesta tarde, registrou um boletim de ocorrência. “Até meu número de celular foi clonado, até a operadora ele conseguiu trocar. Eu perdi contatos, e até agora não tive mais acesso a nada”, contou.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 

Compartilhem o vídeo, mande nas redes sociais pros seus amigos para seguir a nova página: @fortalezaordinariareal .

Uma publicação compartilhada por Fortaleza Ordinaria (@fortalezaordinariareal) em

Uma página com o nome Fortaleza Ordinária Real foi criada no Instagram por Diego, após ter perdido a conta original. O novo perfil está sendo utilizado para atualizar os seguidores sobre o caso. Em uma das publicações ele explica que se não conseguir recuperar a conta antiga, esse será o novo perfil que passará ser usado para as postagens humorísticas.

O POVO Online entrou em contato por volta das 18 horas com o 13º DP, que recebeu a ocorrência, para tentar conversar com o delegado plantonista, no entanto, foi informado que no momento ele estava atendendo uma outra ocorrência e que não poderia falar. A reportagem entrou em contato novamente com a delegacia às 19 horas e foi informada por um funcionário, que não quis se identificar, que o delegado não iria se pronunciar sobre o caso.

Fortaleza Ordinária nas redes sociais

A página retrata com irreverência e bom humor o cotidiano dos fortalezenses. O projeto, chamado de Rede Ordinária, também existe em outros estados, sendo a precursora a cidade de Maceió. No começo, Diego não queria se identificar como o dono da página. Após causar uma grande repercussão nas redes sociais, ele resolveu revelar a sua real identidade. A página completou um ano em janeiro e já ultrapassa 300 mil seguidores.

Jullie Vieira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CRIME VIRTUAL FORTALEZA ORDINÁRIA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar