Participamos do

Dono de hotel no Cumbuco é preso por furto de energia

Ao percorrerem a cidade fiscalizando residências e comércios na localidade do Cumbuco, município de Caucaia, equipes da Enel identificaram irregularidades na medição do hotel
15:19 | Fev. 15, 2019
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em uma operação realizada na tarde dessa quinta-feira, 14, o dono de um hotel localizado no Cumbuco foi preso por furto de energia. De acordo com a Enel Distribuição Ceará, a operação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil.

A Enel informou que, ao percorrerem a cidade fiscalizando residências e comércios na localidade do Cumbuco, município de Caucaia, equipes da distribuidora identificaram irregularidades na medição do hotel. A prisão foi realizada em flagrante e o dono foi conduzido para a delegacia da cidade.

O POVO Online entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para obter mais informações sobre o caso. No entanto, não foram respondidos os questionamentos sobre o nome do hotel ou se havia alguma denúncia sobre a irregularidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota, a SSPDS informou que uma viatura da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada para realizar levantamentos sobre uma ocorrência de furto de energia. Uma ligação clandestina de energia foi constatada por uma equipe técnica da Enel. Segundo informações levantadas pelos técnicos, o medidor de consumo da pousada estava registrando outro endereço.

Ainda conforme a nota, diante dos fatos, o dono do local, um coreano identificado como Chang Ki Park, de 57 anos, foi conduzido para o 31º Distrito Policial, onde foi autuado por furto.

Furto de energia

A Enel informou que foram registrados, durante o ano passado, 65 prisões em todo o estado do Ceará, em operações especiais realizadas com a Polícia Militar e Civil. Os bairros com maior quantidade de incidências de constatação de fraudes na capital cearense são: Barra do Ceará, Alvaro Weyne, Carlito Pamplona, Monte Castelo e Parque Iracema. 

Segundo a companhia, além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. 

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica e programas para geração de emprego e renda. Para denunciar casos de furto de energia o cliente pode ligar gratuitamente, de qualquer município cearense, para a Central de Relacionamento: 0800 285 0196 (ligação gratuita, 24 horas).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags