Participamos do

Rajada de vento em Fortaleza foi a maior do Ceará nesta quarta-feira

Segundo informou a Funceme, a velocidade dos ventos chegou a atingir 39,2 km por hora; meteorologista explica que eventos como esses são normais
11:09 | Fev. 27, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A cidade de Fortaleza registrou, na manhã desta quarta-feira, 27, a rajada de vento com a maior velocidade do dia considerando todos os municípios do Ceará, atingindo 39,2 km por hora. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), considerando apenas o período da manhã desta quarta-feira, 27.

Durante o curto temporal que surpreendeu os fortalezenses nesta manhã, os eventos pontuais de rajadas mais fortes de vento foram perceptíveis, surgindo e se esvaindo em um breve espaço de tempo. Entretanto, essas são ocorrências normais para dias de chuva mais intensa, que contam com nuvens mais carregadas e pesadas.

O meteorologista da Funceme Raul Fritz explica que a chegada das nuvens que trazem a chuva podem ser precedidas por esses ventos fortes e velozes. “Esses ventos descem das bases nas nuvens e vão até a superfície, com uma velocidade mais intensa, provocando as rajadas”, esclarece.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Trata-se de um fenômeno que, ocorrendo apenas quando há nuvens mais desenvolvidas, são comuns na quadra chuvosa. “Nem sempre ocorre, mas pode acontecer”, diz Raul. “São ventos que costumam ser mais frios, por virem de uma temperatura mais baixa que a da superfície”, explica.

Transtorno

A chuva da manhã desta quarta-feira em Fortaleza causou complicações no trânsito da capital e originou pontos de alagamento, além de ter deixado semáforos com problemas de funcionamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags