Participamos do

Uece abre seleção para Programa de Residência em Medicina Veterinária

Inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 1º
22:39 | Fev. 26, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência em Área Profissional de Saúde/ Medicina Veterinária (PRAPS/MV), pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). O edital, disponibilizado no site da Uece, abre nove vagas que vão de Anestesiologia Veterinária a Clínica Médica de Pequenos Animais. As inscrições seguem até o próximo dia 1º.

De acordo com o diretor do Hospital Veterinário da Uece e vice-diretor da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, as tendências e demandas da atuação do profissional formado em Medicina Veterinária estão mais direcionadas para uma formação interdisciplinar.

"A Faculdade de Veterinária da Uece reconhece a importância e necessidade do Programa de Residência Veterinária como uma modalidade de formação em um programa intensivo de treinamento profissional em serviço e atividades teórico-práticas, visando aos desafios sociais, políticos, ambientais e culturais contextualizados na saúde pública, representada pelos cenários de prática conveniados e próprios, a que o médico veterinário deve ter a percepção de sua importância", explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há também vagas para Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais; Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais; Diagnóstico por Imagem; Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Pública; Patologia Animal; Patologia Clínica Veterinária; e Reprodução Animal.

O objetivo do programa é especializar os profissionais médicos veterinários do ponto de vista ético, político técnico-científico, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde, com atividades integradas de diversas políticas públicas sociais e urbanas.

"Considerando que, na atualidade, cerca de 80% das enfermidades que acometem, direta e indiretamente, os seres humanos têm origem nos animais e/ou nos seus produtos, o Programa de Residência em Medicina Veterinária da Favet/Uece terá ênfase à formação profissional voltada à Saúde Animal e, consequentemente à Humana", continua o diretor do Hospital. "Por meio das várias ações que realizará junto aos órgãos públicos nas esferas estadual e municipal. Além disso, o Programa de Residência complementará o rol de profissionais relacionados com a área de Saúde da nossa região".

As inscrições podem ser realizadas no Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso, da Uece. Os aprovados farão atividades teóricas e práticas na Faculdade de Veterinária da Universidade, Campus Itaperi, e na Secretaria Municipal de Saúde de Guaiuba.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags