Participamos do

Feira da Parangaba, a tradicional 'Feira dos Pássaros', muda de local a partir de domingo

O local onde a feira acontecia tradicionalmente há anos será requalificado
13:35 | Jan. 22, 2019
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A Feira da Parangaba vai mudar de local no próximo domingo, 27. A informação é do secretário da Regional IV, Francisco Sales. A feira, também chamada Feira dos Pássaros, ficará permanentemente na rua Pedro Muniz, no lado leste da lagoa. O local onde a feira acontecia tradicionalmente, entre a avenida Américo Barreira e a Lagoa da Parangaba, será requalificado.

A mudança é uma das ações da Urbanização da Lagoa da Parangaba, projeto realizado pela Secretaria da Infraestrutura do Município (Seinf). Com a requalificação, serão construídas novas calçadas, ciclofaixa, brinquedopraças, pista de cooper e skate. Haverá ainda paisagismo, com o plantio de árvores e criação de jardins, além de serviços de pavimentação, nova iluminação e substituição dos pisos. 
 

A área também vai ganhar um campo de futebol, quadras de vôlei de praia, pracinhas e quiosques de alimentação, lugares de convivência e banheiros. E também deve ganhar uma ciclofaixa e uma mini Areninha.

Cerca de 1.100 feirantes deixarão o lugar, que se tornou um dos ícones do bairro, para a nova localização, já qualificada para receber os comerciantes, conforme a Regional. A rua Pedro Muniz recebeu nova iluminação e asfalto. Lugares já foram demarcados e banheiros químicos estão instalados enquanto banheiros de alvenaria são construídos.

"Começamos a conversar com os feirantes há quase um ano. Depois, apresentamos o projeto de requalificação de toda a área. Foi um processo feito de forma democrática, com audiências públicas com a presença do prefeito Roberto Cláudio e sempre conversando. Nada foi decidido sem a participação dos feirantes", frisa o secretário Francisco Sales. 
 
Os feirantes poderão começar a montagem das barracas no próximo sábado, 26, a partir das 8 horas. A ação contará com apoio da Guarda Municipal de Fortaleza, agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza e Autarquia Municipal de Trânsito. A partir do sábado seguinte, o horário de montagem será às 16 horas. A desmontagem deverá ocorrer sempre às 16 horas do domingo.

O secretário garante que reivindicações emergenciais dos feirantes foram atendidas. "Teremos lugar para embarque e desembarque, algo que não tinha antes", diz. "Agora os feirantes terão uma garantia porque eles serão permissionários daquele espaço. Vamos legalizar a situação deles".  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente