Participamos do

Homem é detido com lista de possíveis locais para ataques; SSPDS nega lista apontada por delegada

Ele foi preso em flagrante por equipe da Força Nacional. O homem tinha 34 passagens, como vítima, pela Polícia
13:45 | Jan. 13, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizada às 16h55min
 
Um homem foi detido na manhã deste domingo, 13, portando lista com locais que possivelmente seriam novos alvos para ataques. A delegada Ana Cristina Lima e Silva, do 11º DP, que recebeu o caso, pretende enquadrá-lo por crime de terrorismo. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da assessoria de imprensa, negou a existência da relação de lugares que suspostamente sofreriam atentados.
 
De acordo com assessoria de imprensa da SSPDS, o homem, que foi preso e já foi posto em liberdade, "é um morador de rua, frequenta um cemitério (não especificou qual) e tem costume de fazer listas de pessoas. Anotando data de nascimento e da morte". Estas seriam os escritos que estariam com ele quando foi preso, segundo a SSPDS.
 
Conforme a delegada Ana Cristina, o suspeito fo flagrado por equipe da Força Nacional na área do 7º Distrito Policial (DP), localizado no Pirambu. O indivíduo foi levado ao 11º DP e encaminhado posteriormente à Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Para não atrapalhar as investigações, não seriam divulgados quantos e quais locais estavam na lista. A relação incluiria locais que foram alvos nesta onda de atentados. A identidade do homem detido também não foi informada.
[FOTO1]
A Força Nacional, segundo a delegada, chegou ao suspeito por meio de denúncia anônima. Ele estaria fotografando a garagem de uma empresa de ônibus. O homem portava mochila e estava com objetos por baixo da blusa. Ao perceber a chegada dos agentes de segurança, ele teria tentado fugir e descartado parte de seus pertences. A Polícia suspeita que, entre os objetos descartados, estivessem explosivos. 

Segundo a delegada, foi apreendido com ele R$ 1 mil em um envelope lacrado, duas máquinas digitais, um carregador e um cabo de dados. A delegada do 11º DP, Ana Cristina Lima e Silva, não revelou o conteúdo das fotos, mas descreveu o teor das imagens como “preocupante”. 
[SAIBAMAIS] 
Terrorismo 
 
“Eu, como autoridade policial, a princípio, o enquadraria na Lei de Segurança Nacional”, afirma a delegada. Em sua visão, o indivíduo estava nos atos preparatórios para cometer terrorismo. “A lei do terrorismo é muito recente e não tem aplicação, mas eu, diante do que eu vi aqui eu colocaria na lei nº 13.260 nos atos atentatórios ao terrorismo”, opina. 

O homem ainda estaria portando duas carteiras profissionais com profissões ainda não regulamentadas. Ponto que chamou a atenção da delegada foi o fato de ele ter 34 passagens pela Polícia como vítima. Mais informações devem ser divulgadas apenas com o andamento das investigações. “Isso é só a ponta do iceberg”, acredita Ana Cristina.
 
A assessoria de imprensa da SSPDS informou que o suspeito não pode ser enquadrado no crime de terrorismo, porque não existe tipificação específica para o caso do homem preso. A SSPDS também ressaltou que as ocorrências relativas à onda de ataques das facções estão centralizadas na Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente