Participamos do

Facção impõe toque de recolher em posto de saúde, denuncia Sindicato dos Médicos

Categoria reivindica segurança nas unidades de saúde
12:28 | Dez. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizada às 16h51min. com a nota da PM
 
Pacientes e profissionais do posto de saúde George Benevides de Medeiros, no bairro Quintino Cunha, estão sob ameaça e cumprindo toque de recolher determinado por facções criminosas, segundo denúncia do Sindicato dos Médicos do Ceará. De acordo com a entidade, a região enfrenta conflito entre duas organizações criminosas e o horário de funcionamento da unidade de saúde está sendo reduzido em duas horas por ordem dos grupos. 

Conforme o sindicato, não há equipe de segurança no prédio ou policiamento no local. Por medo, os profissionais e pacientes deixam o posto de saúde às 17 horas, quando o funcionamento previsto é até as 19 horas. A entidade informou que pretende enviar, ainda nesta quinta-feira, 13, ofício ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), André Costa, solicitando reforço na segurança. 

Ao longo do segundo semestre deste ano, profissionais de saúde fazem paralisações pedindo mais segurança nos postos de saúde. Eles solicitam presença de agentes da Guarda Municipal (GMF) para garantir a proteção dos médicos e pacientes. Segundo a denúncia publicada pelo Sindicato, apenas 10 das 112 unidades de atenção básica da Capital têm segurança. Eles protestam que a medida seja estendida a todos os postos. 
 
Em nota, a Polícia Militar do Ceará informou que a Comunidade do Sossego, no Bairro Quintino Cunha, onde está instalado o Posto de Saúde George Benevides de Medeiros, conta com o patrulhamento de viaturas diuturnamente. "O policiamento local foi reforçado. Uma viatura do Grupamento de Segurança Comunitária (GSC) e uma viatura que atua na comunidade fazem PBs (paradas) na unidade de saúde. O efetivo da Força Tática (FT) realiza saturações em todo o entorno, com a finalidade de frustrar a iniciativa de agentes criminosos na prática de atitudes ilícitas. A região é atendida pela Unidade Integrada de Segurança 14 (UNISEG 14) e, além do reforço no policiamento ostensivo e preventivo, com viaturas fazendo PB's na área, são feitas visitas ao posto de saúde", informa a PMCE. A Polícia ainda ressaltou a importância do registro de boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil competente para a apuração dos crimes e do apoio da sociedade através de denúncias com dados que possam auxiliar as investigações de crimes e a identificação dos autores. 

O POVO Online procurou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no fim da manhã desta quinta-feira. A reportagem aguarda posicionamento da Prefeitura. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente