Participamos do

Roberto Cláudio anuncia criação do Hospital da Criança, previsto para ficar pronto em 2020

Unidade hospitalar deve ser voltada para casos pediátricos de pequena e média complexidade. Meta é desafogar o Albert Sabin
13:33 | Dez. 31, 2018
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou uma nova parceira entre Estado e Prefeitura para construção do Hospital da Criança. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (31), no evento de inauguração do segundo andar do IJF 2. A nova unidade de saúde contará com 104 leitos, será construído ao lado do Hospital da Mulher, no bairro Jóquei Clube, e atuará integrado com o Hospital Albert Sabin, da rede estadual.

A obra, segundo o prefeito, tem prazo de conclusão para o fim de 2020. “Hoje, quem tem criança sabe como é grande o desafio da assistência pediátrica no Brasil inteiro. O Albert Sabin é um hospital de alta complexidade e de grande relevância para o Estado, e engarrafa porque tem uma série de demandas de pequena e média complexidade, que lota leito que deveria estar sendo disponibilizado para alta complexidade”, justifica.

Apontando que é preciso estruturar a atenção secundária para desafogar o IJF, a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joana Angélica Paiva Maciel, adiantou que o Frotinha de Antônio Bezerra já passa por obras de ampliação do centro cirúrgico, que deve operar com 30% a mais da capacidade atual até o fim do primeiro semestre de 2019.

Os frotinhas de Parangaba e Messejana também receberão obras a serem iniciadas ainda no próximo ano.

Já para a rede estadual, o governador Camilo Santana (PT) divulgou que o Hospital Regional do Vale Jaguaribe está com 40% de obras concluídas e deve ser terminado também em 2019.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente