PUBLICIDADE
Fortaleza
Pré-estação

Próximos dois dias devem ser de chuva em todas as regiões do Ceará, prevê Funceme

Farias Brito, município da região do Cariri, registrou a terceira maior chuva do ano no Ceará com 178 milímetros

14:00 | 06/12/2018
As chuvas de pré-estação estão sendo expressivas no Ceará (Foto: Mauri Melo/ O POVO)
Seguindo a tendência de boas chuvas de pré-estação, a previsão metereológica Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica precipitações em todas as regiões do Ceará para os próximos esta sexta-feira, 7 e sábado, 8. O indicativo para hoje, quinta-feira, 6, havia sido o mesmo. 

Fortes chuvas banharam o Estado nestas últimas 24 horas. Farias Brito, município da região do Cariri, registrou a terceira maior chuva do ano no Ceará com 178 milímetros,sendo também a segunda maior precipitação da história da cidade. Os dados são relativos ao período de 7 horas dessa quarta-feira, 5 e o mesmo período desta quinta-feira, 6.
Até às 12 horas, a Funceme registrou chuva em 98 municípios cearenses. Chuva expressiva também caiu em Tauá, no Sertão Central, um observado de 125 mm. Das 10 maiores precipitações, 9 foram nesta região. Quiterianópolis marcou 100 mm, Campos Sales, 92.5 mm, Antonina do Norte t teve 88.6 mm, Novo Oriente, 75 mm e Arneiroz marcou 74.5mm.

A causa destas chuvas intensas, segundo a Funceme, é a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária de 12 km de altura próximo à costa leste do Nordeste. A Zona de Convergência do Atlântico Sul na região também favorece eventos de chuva. 

 

MATHEUS FACUNDO