Participamos do

Projeto jornalístico percorre o Ceará em mapeamento da culinária local

A viagem resultará em um documentário, um livro, um caderno de receitas e uma rodada de eventos denominada Concertações
22:13 | Dez. 14, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A Expedição Jornalística Ceará Gastronômico percorrerá cerca de 2 mil km em um ônibus-estúdio para mapear a culinária tradicional do Ceará. A equipe partirá de Fortaleza neste sábado, 15, em direção à Redenção e, no dia seguinte, 16, seguirá para Aquiraz. A viagem encerrará em 12 de janeiro do próximo ano. 
  
Os resultados serão um documentário, um livro, um Caderno de Receitas e uma rodada de eventos denominada Concertações. Os dois primeiros farão a cobertura e a narração da expedição, com entrevistas, matérias, relatos e fotos. 
  
O Caderno terá um mosaico de receitas de carnes, peixes, crustáceos, doces, licores, iguarias e cachaça. Os Concertações, por sua vez, oferecerão debates, troca de receitas e roadshows (workshop itinerante) de produtores. Os demais produtos têm lançamento previsto para abril de 2019.
  
Fernando Barroso, consultor técnico da Ceará Gastronômico, diz que, com a expedição, a equipe tenta “resgatar a marca [da culinária] das famílias [cearenses], fazendo com que isso seja uma maneira de reformar essa história que está sendo esquecida”.
  
Expedição Concertações
A rodada de eventos Concertações será realizada presencialmente em Guaramiranga, no dia 22 de dezembro, e em Viçosa do Ceará, no dia 13 de janeiro de 2019. O Crato acompanhará o evento à distância, em transmissão no ônibus-estúdio, no dia 6 de janeiro do próximo ano. Os locais ainda serão definidos.
 
[FOTO2]
O tema do primeiro dia do Concertações já está definido: As Receitas de Baú - Um Resgate da História Através da Gastronomia Local. A cerimônia reunirá personagens importantes das cidades de Redenção, Mulungu, Aratuba e Guaramiranga, que contribuem para a preservação da memória do Maciço de Baturité por meio da culinária. 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente