Participamos do

Prefeitura lança programa de estímulo ao trabalho voluntário em Fortaleza

Ações começam a partir de janeiro no Bom Jardim, mas pretensão é ampliar para 18 bairros da Capital
22:05 | Dez. 12, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Prefeitura de Fortaleza lançará em 2019 o Programa de Voluntariado, iniciativa que visa estimular a atividade na Capital. A pretensão é realizar ações para o estímulo ao engajamento cívico, além de criar uma plataforma digital em que envolva entidades da sociedade civil. Prefeito Roberto Cláudio informa que projeto começará a ser implantado no primeiro semestre do próximo ano no Bom Jardim e Serviluz, mas objetivo é alcançar 18 bairros.

[SAIBAMAIS]Organizado pela Coordenadoria Especial de Articulação das Secretarias Regionais (Coareg), o programa visa a formação de uma “rede do bem”, que seria formada por organizações socioassistenciais e/ou iniciativas sociais e voluntários. Ao Poder Público, assim, caberia a criação de um ambiente integrativo que promova ações de inclusão social e de empoderamento de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio do protagonismo cidadão.

Segundo Roberto Cláudio, o Programa de Voluntariado começará pelo Bom Jardim, já em janeiro, e Serviluz, ainda sem data definida, mas durante o primeiro semestre de 2019. “Já temos o dinheiro em caixa, mas é preciso um caso concreto (do programa), para em 2020 lançar nos demais bairros”, informou ao Grupo de Comunicação O POVO na tarde dessa terça-feira, 11.

Dentre as ações a serem realizadas pelo programa, está a customização de uma plataforma digital que facilitará o acesso às vagas de trabalho voluntário, dando visibilidade às iniciativas sociais espalhadas em Fortaleza. Promoção de ações de voluntariado em universidades, igrejas, clubes, shoppings centers e instituições públicas, por meio de atividades e eventos também é uma das pretensões.

Há a expectativa para realização de capacitações para iniciativas sociais com diversas temáticas que vão das mídias digitais ao jurídico para terceiro setor e empreendedorismo social.
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente