Posto salva vidas inacabado e sem funcionar fica perto de local de afogamento na Praia de Iracema
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, o posto está em fase de acabamento, instalação de mobiliário e sinalização[FOTO1]
Manhã de domingo, praia cheia. Crianças, jovens, adultos e idosos aproveitam momentos de lazer no mar da Praia de Iracema. Contrários ao movimento e à felicidade que o local inspira, o irmão e os amigos de Flaviano dos Santos Agostinho viviam momentos de horror. O jovem de 20 anos morreu ao entrar no mar. Segundo informações colhidas pela Polícia Militar, ele teria ingerido bebida alcoólica e se afogou.
No domingo, 30 de dezembro, o local onde Flaviano faleceu, conhecido como Praia dos Crush, estava bastante movimentado. Próximo ao posto do projeto Praia Acessível, também funciona um contêiner de policiamento 24 horas das ações do Pacto por um Ceará Pacífico. No entanto, outro local de vigilância se encontrava inativo no momento do acidente.
[FOTO2]
Um posto que, segundo salva-vidas do Praia Acessível, estaria pronto há duas semanas e, deveria ter sido ocupado pela Polícia Militar, estava vazio. Durante o tempo em que a reportagem esteve no local, jovens utilizavam o posto como abrigo do sol.
Apesar do mar agitado e do óbito que tinha acabado de acontecer nas proximidades, não havia salva-vidas no local. Os banhistas continuavam a chegar para aproveitar o domingo na praia. Muitos deles também consumiam bebidas alcoólicas. O corpo de Flaviano, rodeado por policiais militares, passava despercebido.
Por meio de nota enviada na tarde deste domingo, a Prefeitura de Fortaleza lamentou o afogamento de Flaviano e informou que, por meio do Instituto Iracema, está previsto no plano de requalificação da Praia de Iracema a instalação de um posto salva vidas que está em fase de conclusão na Praia do Lido/Crush.
Como está em fase de acabamento, instalação de mobiliário e sinalização, a previsão é que o posto comece a funcionar, com a presença de agentes da Inspetoria de Salvamento Aquático, da Guarda Municipal de Fortaleza, a partir da segunda semana de janeiro.
"Na oportunidade reforçamos os cuidados necessários ao banho de mar com segurança, escolhendo locais rasos, indicados para banho e sem a ingestão de bebidas alcoólicas", conclui a nota.
[SAIBAMAIS]
O POVO Online entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para obter esclarecimentos sobre o uso do posto inativo na Praia dos Crush. A assessoria do órgão informou que, durante feriados e fins de semana, a assessoria só responde a demandas factuais. Foi solicitado que a reportagem entre em contato com a assessoria da Polícia Militar na quarta-feira, 2 de janeiro.
Afogamentos em Fortaleza
Afogamentos têm sido recorrentes sobretudo em outro ponto do litoral de Fortaleza. De 1º de janeiro a 26 novembro de 2018, cinco pessoas morreram por afogamento na Praia do Futuro, em Fortaleza. Dois desses casos aconteceram no mês de novembro. Dados atualizados até outubro deste ano revelam que o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou 301 resgates no local, conforme informou o tenente Romário Fernandes, da assessoria de comunicação do órgão.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente