Participamos do

Funceme confirma El Niño para 2019; chuvas devem ser irregulares

12:13 | Dez. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um dos fatores que influenciam as chuvas no Ceará, o El Niño está ganhando força no Oceano Pacífico. O fenômeno, que aquece as águas a oeste da América do Sul, contribui para afastar nuvens de chuva do Estado.

 

[FOTO1] 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Contudo, de acordo com a meterologista Meiry Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o cenário ainda traz esperança para o sertanejo: as águas do Oceano Atlântico também estão aquecidas. Neste caso, elas aumentam a tendência de precipitações no Ceará. 

 

A pesquisadora ainda ressaltou que o El Niño deve ser fraco ou moderado. "Temos a chance de ter uma estação chuvosa irregular, mas com volume de chuva um pouco melhor", disse. 

 

Sakamoto esclareceu que as chuvas registradas neste período de pré-estação não indicam se durante a quadra chuvosa, nos meses de fevereiro a maio, haverá precipitações acima da média. "Em 2016, por exemplo, tivemos uma pré-estação com muita chuva e um dos anos mais secos", relembrou.  

 

O prognóstico oficial da Funceme será divulgado no início de janeiro.  

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente