Participamos do

Em novo endereço, sede da OAB-CE recebe cerimônia de inauguração

Presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, esteve presente no evento e falou sobre as expectativas para o governo de Jair Bolsonaro na presidência da República
23:51 | Dez. 17, 2018
Autor Ingrid Campos
Foto do autor
Ingrid Campos Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Nova sede no Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) ganhou uma Solenidade de Instalação na noite desta segunda-feira, 17, às 19 horas. Desde agosto, a unidade funciona na avenida Washington Soares, nº 800, mas só agora teve uma cerimônia de inauguração. 
  
Na ocasião, os presidentes do Conselho Federal da OAB e da OAB-CE, Claudio Lamachia e Marcelo Mota, respectivamente, estiveram presentes. Além deles, o presidente eleito da Ordem, Erinaldo Dantas, fez parte do evento.
  
Para Marcelo Mota, esse é um momento de comemoração. “Essa mudança é um marco para todos nós advogados e advogadas, que desejamos ter um ambiente propício para exercermos o nosso exercício profissional e cada vez mais termos uma estrutura de trabalho”, disse.
  
Ao longo do ano, Claudio Lamachia elogiou a gestão 2016-2018 pela finalização da nova casa da Ordem cearense. “Quero parabenizar o presidente Marcelo Mota e toda a diretoria da OAB Ceará pelo extraordinário trabalho que foi feito para a conclusão da nova sede”, conclui.
  
“Vivemos hoje uma grande crise ética e moral”, diz Lamachia
Na Solenidade de Instalação, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, falou ao O POVO sobre suas expectativas para a nova presidência da República. 
  
[FOTO2]
O jurista avalia que, neste ano, o País passou por eleições “cheias de extremismos”, mas efetivadas pela Constituição. Nessa perspectiva, vê de forma positiva a renovação no Congresso Nacional (85% no Senado e 47,37% na Câmara) e diz que o fato representa uma necessidade da sociedade brasileira por mudanças. “Vencido o pleito eleitoral, garantido pelo nosso Estado Democrático de Direito, todos temos que trabalhar para que os governos eleitos, seja o Federal, sejam os estaduais, deem certo.”
  
Além disso, quando perguntado sobre o número de militares no futuro governo Bolsonaro, o maior desde a ditadura militar, Lamachia responde que o projeto do presidente eleito foi bem recepcionado pela sociedade brasileira. “Ele tem direito, agora, de constituir o seu ministério. Espero que acerte, que efetivamente tenha um ministério que consiga dar conta de tudo aquilo que a sociedade brasileira está esperando hoje.” 
  
No entanto, garante que a advocacia brasileira colaborará “com o que for preciso” para a superação das crises pelas quais o Brasil passa que, segundo ele, são de caráter ético e moral. “Se ultrapassarmos isso e criarmos novos padrões para a administração pública, teremos condições de evoluir muito e formamos uma nova maioria no Brasil, que é isso que nós precisamos.”
 
Apesar de tecer críticas à máquina governamental brasileira, Lamachia defende a atividade política como uma maneira de exercer a democracia. “A OAB é a primeira defensora da atividade política porque sabemos que não há democracia sem política e não há política sem [agentes] políticos.”
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente