Participamos do

Com prioridade para atendimento infantil, 71 leitos são liberados no IJF 2

Prefeito garante que o anexo do Instituto Doutor José Frota (IJF) deve começar a operar plenamente até o fim de 2019. Na manhã desta segunda-feira, os leitos de enfermaria foram entregues ainda sem alguns detalhes
13:01 | Dez. 31, 2018
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]“Falta uma televisão”, grita o menino Jefferson Silva, 11, para a comitiva do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do governador reeleito Camilo Santana (PT). Internado, entre idas e vindas, há quatro meses no Instituto Doutor José Frota (IJF), acometido de uma infecção após uma fratura na perna, o garoto chegou na sexta-feira, 28, a um dos 71 leitos inaugurados no IJF 2. A obra, do segundo de cinco pavimentos a serem entregues até o fim de 2019, teve cerimônia de inauguração na manhã desta segunda-feira, 31. Com detalhes ainda por terminar, no pavimento entregue faltam também armários para guardar pertences de pacientes e cadeira reclináveis para os acompanhantes.

“Aqui, é melhor pra mim do que estar no corredor, que eu já fiquei uns dez dias. Mas meu pai já é velhinho, então as cadeiras de plástico acabam com a coluna dele”, fala Jefferson, que também relata que não há brinquedos compatíveis com a sua idade na brinquedoteca - por isso o pedido de uma televisão. Armários e cadeiras, de acordo com a assessoria do hospital, serão instalados em breve.

Para a professora Maria do Socorro da Costa, 45, que acompanha o filho Elenildo, 10, falta também uma área de sol para que os pacientes possam sair dos quartos em momentos determinados. A cadeira de plástico em que permanece sentada, enquanto o filho se recupera após um acidente de moto, também é motivo de reclamação. “Tem vezes que saio e me deito no chão”, conta. Ainda assim, o ar-condicionado e a melhor estrutura de atendimento para o filho são comemoradas.

Para a expansão da unidade de saúde, já 59 leitos tinham sido liberados no início de outubro, com foco em idosos - 32 leitos para esse grupo. Com 71 novos leitos, cuja prioridade é o atendimento de crianças, sendo 24 leitos infantis, o anexo da unidade passa a contar com 130 novos leitos. Esta segunda etapa já apresenta ocupação de 70%. Ao fim da obra, 203 leitos no IJF 2 devem se juntar aos 461 já existentes no IJF.

O prefeito acredita que os leitos devem minorar os atendimentos nos corredores. “A gente garante uma oferta maior de leitos, que é maior que a demanda do pior dia. Mas com o hospital resolvendo mais, pode atrair mais demanda”, ponderou.

Os três pavimentos restantes contarão com centro cirúrgico, unidade de tratamento intensivo (UTI), unidades de atendimento pós-operatório, centro de hemodinâmica e ressonância magnética. De acordo com o prefeito, o centro cirúrgico deve estar pronto até o fim do primeiro semestre, o que “deve diminuir o tempo de espera nas filas de cirurgia”. Conforme a titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Manuela Nogueira, a obra estrutural já está 100% concluída, restando o acabamento que está 60% pronto.

Profissionais
Com o IJF 2 sendo entregue em partes, ela explica que a operação de cada pavimento depende da instalação de equipamentos, e da convocação e da posse de profissionais. A superintendente do IJF, Riane Azevedo, aponta que após cada entrega, é preciso cerca de 30 dias para o pleno funcionamento.

 

Na manhã desta segunda-feira, algumas salas e enfermaria permaneciam fechadas no aguardo de equipe técnica. Houve a cerimônia de assinatura de contrato dos 270 novos profissionais convocados de 11 especialidades, mas eles têm até um mês para tomar posse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Com a torre do IJF 2 em pleno funcionamento, a superintendente estima um incremento total de 700 profissionais.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente