Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Pessoas de baixa renda têm acesso a serviço gratuito após morte de familiar

A falta de acompanhamento médico pode ser um problema para a emissão da certidão de óbito, documento necessário para o sepultamento
11:10 | Nov. 19, 2018 Autor - Tipo Notícia
O Serviço de Verificação do Óbito (SVO) atende às vítimas de morte por causas naturais não inseridas em um contexto de violência. O órgão, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é destinado a famílias de baixa condição socioeconômica e não cobra nada pelos serviços, que incluem o transporte do corpo, o diagnóstico e o sepultamento. As pessoas encaminhadas precisam ser identificadas. Caso seja detectado algum sinal de violência, os corpos são redirecionados para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
 
O serviço funciona 24 horas, todos os dias, e tem um tempo médio de atendimento de 4 horas, segundo a Sesa.

Francisco Simão, diretor do SVO, diz que a morte pode ser um complicador social para as famílias mais pobres. O momento também pode significar a perda de bens materiais para cobrir os gastos com a logística do sepultamento. “A nossa preocupação não é unicamente com o aspecto clínico da morte, mas também uma análise da questão social”, destaca.

Um dos fatores que demandam atenção do órgão é a falta de acompanhamento médico de muitas da vítimas, o que não gera um diagnóstico preciso para a morte e implica em dificuldades para a emissão da certidão de óbito. O documento é necessário para a realização do sepultamento e o posterior recebimento de pensão, se for o caso.

A necrópsia, procedimento médico que faz a análise de um cadáver, é um recurso que o SVO tem usado para ter diagnóstico mais preciso. Segundo dados da Sesa, o número de necropsiados em outubro de 2018 cresceu 140% em relação ao mesmo mês do ano passado. Francisco Simão afirma que esse trabalho contribui para incremento de dados epidemiológicos que servem como base para se pensar a saúde pública. Além disso, afirma que uma maior precisão no diagnóstico pode dar mais amparo para as famílias.

Serviço
 
Serviço de Verificação de Óbito (SVO)
Endereço: BR-116, 2664, Fortaleza
Telefone: (85) 3101 2150
Leonardo Maia,
Especial para O POVO
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lucas Verthein encerra participação no remo em Tóquio

Esportes
2021-07-29 23:53:33 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

O remador carioca Lucas Verthein foi o 6º colocado na final B do skiff simples na Olimpíada de Tóquio (Japão). Nesta quinta-feira (29), o brasileiro fechou a prova com 6min52s09 no Canal Sea Forest e confirmou a melhor participação verde e amarela na história da modalidade em Jogos Olímpicos (com a 12ª melhor posição no geral).

Na final A, que reuniu os seis melhores e definiu os medalhistas, o ouro ficou com o grego Stefanos Ntouskos, com o tempo de 6min40s45, a prata foi para o norueguês Kjetil Borch, com 6min41s66, e o croata Damir Martin, com 6min42s58, faturou o bronze.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sarto ressalta importância dos protocolos sanitários após confirmação da variante Delta

coronavirus
2021-07-29 23:40:00 Autor Leonardo Maia Tipo Notícia

O prefeito José Sarto (PDT) disse em suas redes sociais, na noite desta quinta-feira, 29, que a Prefeitura de Fortaleza continua monitorando os casos de Covid-19 que chegam à Capital. Após a confirmação de quatro casos da variante Delta em viajantes que chegaram ao Ceará, sendo dois fortalezenses, o chefe do Executivo municipal reforçou a importância do cumprimento de protocolos sanitários vigentes e a prevenção de contágios da doença.

A gestão municipal, desde a flexibilização das atividades após a primeira onda da pandemia, já rastreou e monitorou mais de 26 mil pessoas. A Cidade integra atualmente a equipe que realiza coleta de exames no Aeroporto Internacional Pinto Martins, com orientação para a necessidade de isolamento e a necessidade de assistência médica. Há ainda unidades sentinelas em todas as unidades de saúde com coleta diária de exames, conforme o prefeito.

Sarto enfatiza que a melhor estratégia para conter a disseminação das novas cepas é por meio da vacinação em massa. Nesta sexta-feira, 30, Fortaleza retomará a aplicação de D1 após dois dias de interrupção e avançará para a imunização dos nascidos em 1995, com 26 anos. No total, estão agendados para amanhã mais de 27 mil pessoas para imunização com a primeira dose.

Até esta quarta-feira, 28, 508.233 fortalezenses completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, com aplicação das duas doses ou dose única, no caso da Janssen. Com pelo menos uma das vacinas, já foram vacinados mais de 1,4 milhão de habitantes. As informações foram divulgadas pelo Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

STF nega pedido de liberdade de DJ Ivis

Fortaleza
2021-07-29 23:34:00 Autor Leonardo Maia Tipo Notícia

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes rejeitou o pedido de liberdade ao músico Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis. O magistrado ponderou, entre outros motivos, que o pedido de habeas corpus não foi apreciado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que caracterizaria uma supressão de instância. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira, 29, do Diário da Justiça Eletrônico.

Nesta terça-feira, 27, a Delegacia Metropolitana de Eusébio concluiu o inquérito que investigava as agressões e indiciou o homem pelos crimes de lesão corporal, ameaça e injúria no âmbito da violência doméstica. No caso da primeira infração, a pena pode variar de três meses a um ano de detenção. Em relação à segunda e à terceira, a legislação fixa detenção de um a seis meses ou multa.

Em resposta ao O POVO, após a divulgação do resultado do inquérito, a defesa do DJ enviou uma nota, ponderando que "não há cabimento" para a prisão do homem. A argumentação dos advogados é que ele não foi indiciado pelo crime de tentativa de homicídio e os outros delitos devem resultar em pena de detenção, e não de reclusão. "Em nenhum momento Iverson descumpriu as medidas protetivas e apresentou risco ao andamento do processo criminal", considerou a defesa.

Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis, foi preso no dia 14 de julho, devido a agressões contra sua ex-esposa, a influencer Pamella Holanda. As cenas de violência foram divulgadas pela mulher no dia 1º de julho, e neste dia ambos compareceram à delegacia, mas Holanda só conseguiu prestar depoimento e registrar Boletim de Ocorrência (BO) no dia seguinte. Na primeira ocasião, Ivis estava acompanhado de advogados, enquanto Pamella estava sem representação e temeu represálias.

Nos dias que se seguiram, a Justiça concedeu a Pamella e sua filha uma medida protetiva, que proibia Ivis de se aproximar ou contatá-las. Ele saiu de casa e levou dinheiro e pertences. Segundo Pamella, ela ficou com apenas R$ 12 na conta bancária.

Após a divulgação do vídeo com as agressões, no domingo, 11, o caso ganhou repercussão, com diversos artistas e políticos demonstrando apoio a Pamella, o contrato de Ivis com a produtora Vybbe, de Xand Avião, sendo rescindido, e rádios e plataformas de streaming removendo o músico de suas programações. Xand e Zé Felipe também apagaram as parcerias com DJ Ivis do Youtube, Deezer e Spotify.

No dia da prisão, Ivis prestou depoimento e ficou detido na Delegacia de Capturas (Decap). Já na sexta-feira, 16, ele foi transferido para uma penitenciária em Aquiraz. A defesa do músico chegou a pedir o relaxamento da prisão, mas a medida foi negada pela Justiça.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Policial Militar morre após disparo de arma de fogo em Fortaleza

Fortaleza

Um policial militar morreu nesta quinta-feira, 29, em Fortaleza, após um disparo de arma de fogo. O POVO apurou que o tenente coronel Francisco Morais de Almeida, 47, foi encontrado baleado no estacionamento do 5º Batalhão da Polícia Militar. Ele foi socorrido ao Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro, mas não resistiu ao ferimento.

Em nota, a Polícia Militar do Ceará (PM-CE) informou que as circunstâncias do fato estão sendo apuradas internamente. As investigações seguirão em paralelo com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

+ Filho de policial militar da reserva é morto a tiros em Fortaleza

O tenente Almeida ingressou na Corporação há 27 anos. Atualmente, ele estava lotado no Comando Logístico da PMCE (Colog).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Alison dos Santos estreia na 2ª posição nos 400m com barreira e está na semifinal de Tóquio 2020

Atletismo
2021-07-29 23:27:00 Autor Wanderson Trindade Tipo Notícia

O brasileiro Alison dos Santos estreou na Olimpíadas de Tóquio 2020 na 2ª posição dos 400 metros com barreiras. Esta quinta-feira, 29, é o dia de estreia do atletismo nos Jogos do Japão.

Brasileiro Alison dos Santos é conhecido como Piu e terminou a prova controlando o próprio ritmo
Brasileiro Alison dos Santos é conhecido como Piu e terminou a prova controlando o próprio ritmo (Foto: Instagram / alisonsantos01_)

Com o resultado, o brasileiro já se classificou para as semifinais da modalidade. Conhecido como "Piu", o brasileiro ficou atrás apenas de Abderrahman Samba, do Catar.

Abdelmalik Lahoulou, da Argélia, e Kemar Mowatt, da Jamaica, chegaram, respectivamente, na terceira e quarta posições. Eles também avançaram para as semifinais.

 

+ Onde e como surgiram as Olimpíadas

+ O que representa a Tocha Olímpica

+ Quanto custou as Olimpíadas de Tóquio

+ Quais as modalidades terão nos Jogos Olímpicos

+ Quais países participarão dos Jogos Olímpicos

+ Olimpíadas de Tóquio: quem são os favoritos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags