Participamos do

Responsável garante lisura dos concursos após gabaritos de provas diferentes coincidirem

Candidatos do concurso da Seduc se organizam para acionar o Núcleo de Cidadania e Educação, do Ministério Público
14:45 | Nov. 05, 2018
Autor Ítalo Cosme
Foto do autor
Ítalo Cosme Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Uece (CEV/Uece), Fábio Perdigão atribuiu à “falha humana” a coincidência na ordem das respostas de 60 questões dos concursos para a Secretaria da Cultura (Secult) e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). Em nota, o órgão afirmou que o incidente não fere a lisura do certame. Candidatos a cargos da Seduc devem acionar o Núcleo de Cidadania e Educação, do Ministério Público do Estado, para tentar a anulação do concurso. 
 
 
“A CEV informa que esse fato não prejudica a avaliação dos candidatos nem compromete a lisura do concurso, visto que todas as respostas divulgadas no gabarito preliminar estão de acordo com as questões que foram elaboradas com base nos conteúdos programáticos constantes no Edital do Concurso da Seduc e são completamente distintas das questões que constaram dos cadernos de prova do Concurso da Secult”, diz nota da comissão.
 
Em entrevista ao O POVO Online, Fábio afirmou que “erro humano” resultou na semelhança. “Na hora de fazer o primeiro gabarito, a pessoa se enganou e pegou a mesma sequência. Foi uma infeliz trincagem no arquivo errado. Isso não prejudica os candidatos”. Para Fábio, não houve beneficiados ou prejudicados com a coincidência na ordem das respostas. Mesmo assim, ele pede desculpas e reconhece o erro. No entanto, afirma que o argumento usado para anular o concurso é inadmissível. “Se deram mal e querem anular para fazer de novo”. 


Em post no Facebook, um dos candidatos a cargo na Seduc reproduziu questionamento de outro candidato. “Nos dois concursos, para todos os cargos, as 30 primeiras questões, que correspondem à prova de Conhecimentos Gerais, os gabaritos são os mesmos, com os mesmos itens na mesma ordem para todos os cargos nos dois concursos. Secult e Seduc realizaram as provas em semanas diferentes”, afirma. Porém, a coincidência ocorre em, pelo menos, 60 questões. As provas para Analista de Cultura (Código 01) e para o cargo de professor de Matemática (Código 12) têm a mesma ordem de resposta nas 60 primeiras questões. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente