Participamos do

Prefeitura destaca prêmios de mobilidade e quedas recordes em mortes no trânsito

Desde 2012, houve queda de 30% nos índices de mortes no trânsito, com reduções significativas obtidas consecutivamente nos últimos três anos
17:15 | Nov. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Em resposta sobre o aumento recorde da arrecadação de multas nos últimos nove anos, a Prefeitura de Fortaleza destacou nesta terça-feira, 6, que políticas de mobilidade e de segurança viária adotada na gestão Roberto Cláudio (PDT) levaram a cidade a registrar quedas recordes em taxas de letalidade de trânsito.

Em nota assinada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), a gestão esclarece que, em 2017, foram registradas 256 mortes no trânsito de Fortaleza – o menor índice desde que os dados passaram a ser registrados, em 2001. Com relação ao início da gestão, houve uma queda de 30%, com reduções significativas obtidas consecutivamente nos últimos três anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A gestão destaca ainda que, nos últimos anos, a Prefeitura de Fortaleza recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais na área de mobilidade – a maioria com ações e projetos tocados por recursos próprios. Em junho deste ano, a gestão recebeu prêmio global de mobilidade do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), referência na área.

Como é gasto o valor arrecadado

A gestão destaca que todo o recurso arrecadado com multas é aplicado exclusivamente em ações de trânsito. “Pode se dizer que a queda (em taxas de letalidade) está diretamente relacionada às ações de mobilidade e segurança viária desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza”, afirma.

“Como ampliação da rede cicloviária, o Programa de Apoio à Circulação de Pedestres que contempla áreas de trânsito calmo, travessias elevadas e faixas em diagonal, binários para reorganização do trânsito, readequação de velocidade, Esquina Segura, além de campanhas educativas, intervenções de engenharia de tráfego, como reforço na sinalização e implantação de semáforos, fiscalização efetiva e melhoria nas tecnologias de monitoramento”, destaca. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente