Participamos do

O POVO recebe prêmio internacional e é finalista entre jornais mais bem desenhados do mundo

O jornal foi finalista entre os mais bem desenhados periódicos do ano e foi premiado com o ÑH por duas capas
22:36 | Nov. 16, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizada às 14h30min de 17/11
 
O POVO foi premiado com duas medalhas de bronze no prêmio internacional ÑH, da Society for News Design, entidade que premia o melhor do design jornalístico de todo o mundo. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 16. O projeto gráfico do O POVO é criação do editor-executivo do Núcleo de Design, Gil Dicelli.
 
 
O jornal foi finalista em categoria que analisou os mais bem desenhados periódicos do ano. 
 
Em 2018, o ÑH teve o maior número de inscrições. O POVO concorreu entre mais de 2 mil trabalhos, de 133 meios de comunicação de 12 países. O primeiro prêmio na categoria "Diários e semanais" ficou com o jornal Público, de Portugal.
 
O POVO recebeu dois bronzes na categoria capa. O primeiro, pela capa que trazia detalhes sobre a greve dos caminhoneiros. Uma série de reportagens foi publicada na edição do dia 25 de maio, trazendo desdobramentos da mobilização a nível nacional e local.
 
O segundo prêmio refere-se à cobertura feita sobre a quadra chuvosa deste ano, que transformou o Sertão cearense ao entregar o melhor aporte hídrico desde 2012. Fotos usadas nas matérias comparavam os níveis de abastecimento de açudes e barragens entre o início do ano e o fim do período de chuvas, comprovando a bonança da estação chuvosa.

[FOTO3]
O design do jornal nasceu após um processo de redesenho, que durou um ano, feito por uma equipe de profissionais do O POVO. O novo projeto gráfico-editorial foi lançado em janeiro deste ano em comemoração aos 90 anos do O POVO. "Estar entre os melhores do mundo no design de jornais é prova de que estamos no caminho certo. Fico muito feliz com mais esse reconhecimento. Ser finalista já é uma grande honra", compartilha Gil. 
 

Outros ganhadores brasileiros (jornais impressos)

 [FOTO4]

O baiano Correio, membro da Rede Nordeste, ganhou ouro, prata e bronze na premiação. O ouro foi para a capa sobre o Aniversário de Salvador, em 29 de março. Prata e bronze foi para outros dois trabalhos: Sono Tranquilo (reportagem publicada em 4 de junho) e 30 Mortos no Fim de Semana (capa da edição de 12 de junho).
 

Entenda: Os jornais O POVO (Ceará), Correio (Bahia) e Jornal do Commércio (Pernambuco) compõem a Rede Nordeste, que consiste na troca de conteúdo e colaboração que aproxima os três Estados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Extra, do Rio de Janeiro, ganhou como jornal popular mais bem desenhado, dentre outras categorias. O também carioca O Globo ganhou medalha na categoria Redesenho de jornais e semanários nacionais e Infográfico. 

Também na categoria capa, em diferentes seções, outros dois veículos brasileiros receberam ouro: os jornais O Estado de São Paulo, com a capa "Por que parou" (semanários nacionais), e o Extra, com a capa "Marielle" (semanários populares). 

A Folha de S. Paulo foi ouro e bronze na categoria Páginas Internas/Reportagens, pelos trabalhos "Novas Imigrações" e "Stranger Things", respectivamente.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente